A rede social Instagram introduziu em Portugal ferramentas de supervisão parental lançados em outros países no início do ano 2022.

O Instagram anunciou esta quinta-feira, 15 de setembro, a introdução de ferramentas para apoiar pais, tutores e adolescentes na rede social, “o que inclui os mais recentes recursos de supervisão parental”, segundo a SIC Notícias.  

A partir de agora será possível “enviar ao adolescente um convite para supervisionar a sua conta ou aceitar um convite do seu adolescente”.

Segundo a rede social, é também possível controlar o tempo diário de uso do Instagram, estabelecer limites diários e agendar pausas ao longo do dia. Os próprios jovens podem usufruir de instrumentos que os ajudam a gerir melhor o tempo que passam na rede social.

Caso o adolescente denuncie uma conta ou publicação os pais terão acesso e poderão ver qual foi a conta e o tipo de conteúdo.

Outra ferramenta é o lançamento do Centro de Família em Portugal e no mundo que permitem dotar pais e adolescentes a navegar no mundo digital com o auxílio de conteúdos revistos por especialistas.

Para além disso, a Meta está a “testar uma funcionalidade sonora a nível global que visa encorajar os adolescentes a mudarem de tema se estiverem a olhar repetidamente para o mesmo tipo de conteúdo na área “explorar”.

“Apesar de estar a ainda a ser testado, aguardamos que possa chegar a todos em breve”, refere responsável do Instagram.

“Esta estrutura de trabalho é usada por todas as equipas na Meta para poderem aplicar as mesmas normas no desenvolvimento de todas as experiências digitais para os menores de 18 anos”, refere a tecnológica, que vai continuar a trabalhar “colaborativamente para responder às necessidades dos mais jovens nas aplicações”.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.