Neste domingo, dia 18 de dezembro, o Pai Natal chega a Lousada para distribuir brindes e guloseimas pelos mais novos. 

Espera-se uma tarde de “muita emoção” para as crianças, mas também para “os pais que acompanham os seus filhos”, frisa Maria do Céu Rocha, vereadora da Câmara Municipal de Lousada em declarações ao Jornal A VERDADE.

A acompanhar a chegada do Pai Natal, irá decorrer o Desfile Solidário, com início às 14h00, e concentração dos Pais Natais junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Lousada, onde os interessados poderão fazer a sua inscrição na hora e deixar o seu donativo. Esta é uma iniciativa solidária, em que o valor arrecadado reverterá a favor da corporação.

Desfile 2019

Maria do Céu Rocha recorda que esta é a segunda edição da iniciativa e, por isso, o município conta ter “uma grande adesão da população. Foram feitos convites a todos os grupos motards de Lousada, pelo que esperamos atingir um número na casa dos três dígitos”, revela.

O desfile solidário tem como propósito “abrilhantar” a chegada do Pai Natal a Lousada, percorrendo as ruas da vila. “O  Pai Natal vai fazer um pequeno passeio pelo centro urbano de Lousada, em cima de um carro dos Bombeiros. É uma espécie de cortejo natalício em que o mesmo comanda o pelotão das dezenas de figurantes do desfile solidário”, explica a vereadora. 

A chegada acontece por volta das 15h30, na Avenida Senhor dos Aflitos, junto à Casa do Pai Natal, que está aberta desde o dia 25 de novembro com visitas diárias das crianças que passam por lá para o ver e, ao mesmo tempo, deixar ficar no marco do correio, criado propositadamente para o efeito, a carta ao Pai Natal.

Há alguns anos, o município criou a iniciativa “Meu querido Pai Natal…”, na qual distribui por todas as escolas um Postal de Natal, para que os professores possam fazer uma atividade conjunta com as crianças. Segundo a vereadora, “a ideia é que, cada criança possa utilizar este Postal personalizado para fazer o seu pedido ao Pai Natal, mantendo a tradição e tornando este momento ainda mais mágico. No final, haverá a tradicional entrega das prendinhas às crianças que vierem assistir à chegada do Pai Natal”.

Incialmente criada para presentear as crianças mais desfavorecidas, a chegada do Pai Natal tem um valor “simbólico”, mas representa a magia que esta quadra, em particular, tem para os mais pequenos. “São mais de 350 presentes que são entregues neste dia, sendo reconfortante ver a alegria estampada nas crianças no momento que recebem das mãos do Pai Natal essa lembrança. Para alguma delas, provavelmente, será a única prenda que recebem no Natal, o que torna mais importante esta iniciativa”, sublinha.

No regresso da iniciativa Maria do Céu Rocha deixa o convite “à população em geral. Participe no Desfile Solidário de Pais Natais em Lousada. Ao participar está a ajudar uma das mais importantes entidades do nosso concelho. Venha também assistir à chegada do Pai Natal e sentir este momento mágico com os seus filhos”, finalizou.

A chegada do Pai Natal, bem como o Desfile Solidário, são organizados pelo município e contam com a parceria dos Bombeiros Voluntários de Lousada e das lojas Casa dos Óculos e Gémeos Ferreira.