angela pinheiro
Publicidade

José Vieira Pinheiro e Ângela Pinheiro, pai e filha, unem o gosto e a dedicação pela área do mobiliário na Alpemóveis, um negócio familiar que tem evoluído ao longo dos anos.

Um empresário de referência no setor do mobiliário na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, do Marco de Canaveses, José Vieira Pinheiro, proprietário da Alpemóveis deu continuidade a um negócio que já se tinha iniciado com o sogro e que, com o passar dos anos, “foi evoluindo e modernizando” com a abertura de novas lojas.

Para além de empresário no ramo mobiliário, José Vieira Pinheiro é o atual presidente dos Bombeiros de Entre-os-Rios, funções que concilia também com o papel de pai. O empresário partilha com o Jornal A VERDADE que “nem sempre foi fácil” conciliar o trabalho com outras funções que tinha, “principalmente nas várias associações” que presidiu ao longo de vários anos. “Mas, felizmente, sempre tive o apoio da minha esposa e da minha família”, salienta.

Ao longo dos últimos anos, José Vieira Pinheiro acredita que se “tem vindo a assistir a uma evolução” do papel dos pais na estrutura das famílias. Na sua realidade, quando as filhas eram pequenas “fazia questão de as levar a passear” e, fruto desses momentos de cumplicidade guarda um espólio de fotografias dos vários locais visitados e das férias em família. “Elas têm dezenas de álbuns e até já mostrei às minhas netas para verem como era a mãe e a tia em pequenas”.

dia do pai angela pinheiro

A filha Ângela Pinheiro decidiu abandonar a área de formação, economia, e acompanhar o crescimento do negócio enquanto designer de interiores da empresa, dedicando-se ao home design. “Inicialmente, não era essa a área de formação, mas ela sempre viveu e cresceu neste mundo”, explica o pai. Descrita por ele com uma mulher “muito curiosa, perfeccionista e empenhada em tudo o que faz”, foi com “orgulho” que assistiu à mudança e escolha da filha.

Ângela Pinheiro voltou a estudar e especializou-se em design e decoração de interiores e “nota-se a paixão que tem pelo trabalho que desenvolve em casa de cada cliente”, sublinha o pai e empresário.

A designer de interiores criou a sua própria empresa e as suas lojas, uma “extrema dedicação” que a conduziu às conquistas de “vários prémios a nível nacional e internacional”, como os Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores.

angela pinheiro 974

Hoje pai e filha complementam-se e unem um saber e estar mais tradicional a uma visão mais modernista. A troca de ideias é uma constante entre os dois, mas “nem sempre fácil, porque somos os dois muito exigentes no trabalho”, explica a filha.

A família foi crescendo e José Vieira Pinheiro, agora no papel de avô, procura a felicidade das netas “que devem seguir a sua vocação” e dedicarem-se “ao que gostam”, independentemente de seguirem o negócio, “isso não é importante”.

Nesta área “como em todas as outras” vão encontrar obstáculos, porque há dias “menos bons do que outros”, finaliza.