O padre Hermínio Pinto comemorou este domingo, dia 14 de julho, pelas 11h00, os 25 anos da ordenação no Santuário da Nossa Senhora do Socorro, freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos, concelho do Marco de Canaveses, com uma missa campal e um convívio aberto a todas as pessoas.
A festa foi celebrada com amigos, familiares e a comunidade das paróquias de Soalhães, Paredes de Viadores, Mesquinhata, Tabuado e Fornos, e terminou com um almoço convívio no Parque de Merendas. Ao Jornal A VERDADE, o padre Hermínio partilhou que este dia é importante por poder “celebrar a alegria da ordenação de há 25 anos e desta entrega junto das pessoas”.
No dia estiveram presentes pessoas que acompanham o padre há vários anos, incluindo algumas que o acompanham há 24 anos num “caminho de dedicação a eles, à Igreja e a Deus e que me vão ajudando nesta caminhada de vida”.
Ao fim de 25 anos, o padre Hermínio Pinto está de consciência tranquila de que seguiu o trajeto que prometeu a Deus, ao Bispo e à Igreja. “Prometi fazer o meu melhor, de me dedicar e de me entregar a este Jesus Cristo, tal como escolhi no meu lema de ordenação: ‘Deus é amor, quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele’. Deus é amor, bondade, misericórdia, que nos acolhe e que nos quer bem, é a esse Deus que me procuro dedicar todos os dias e ao povo que ele me confiou”, defende.
Quando questionado sobre desafios, o pároco partilha que o maior desafio é a mudança do mundo e da Igreja, citando o D. António Taipa: “ele dizia-nos que a Igreja está em mudança e isso está visto, para onde ela vai não sabemos muito bem, mas que é um desafio muito grande ajudá-la a mudar”. Dito isto, o padre Hermínio confessa que é exatamente com isso que se preocupa todos os dias. “Quero ajudar a mudar a Igreja para melhor. A Igreja tem de ir para fora, ser aberta às pessoas, irmos ao encontro delas, porque esta já não é a Igreja de há 20 anos, em que as pessoas vinham e estava sempre cheia, agora é ao contrário, nós é que temos de ir ao encontro das pessoas e fazer esta proposta deste Deus que é alguém que nos ajuda e nos pode ajudar a viver melhor, dar mais sentido à nossa vida”, afirmou.
Convicto da sua reflexão, o padre garantiu que “o mundo mudou muito e está a mudar e a Igreja também vai ter de o acompanhar, ao seu ritmo, mas irá mudar”.
No dia em que celebrou o jubileu, não terminou sem deixar um agradecimento: “quero agradecer a todas as pessoas que me conhecem e agradecer a todas as pessoas que me vão acompanhando ao longo dos anos, porque estou por aqui há 24 anos. Agradecer a todos os que têm ajudado, colaborado e trabalhado comigo”.
Recorde-se que o padre Hermínio Pinto foi ordenado por D. Armindo Lopes Coelho, no dia 11 de julho de 1999.