O Padrão Comemorativo de Baião foi alvo de vandalismo, nomeadamente com a destruição de alguns elementos das imagens que o compõem. A informação foi avançada pelo município através das redes sociais, indicando que as autoridades estão a "desenvolver diligências".
O monumento fica situado na rotunda do cruzamento da Rua de Camões com a Avenida 25 de Abril, junto ao jardim Dr. Teixeira da Silva, na vila de Baião. O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, "lamenta e repudia a destruição do património concelhio, que é de todos nós, o desrespeito, não apenas pela estrutura física, mas também pelo que representa, considerando incompreensível que alguém seja capaz de tais atos, que prejudicam todos os baionenses".

Para o autarca, estas atitudes, "além do prejuízo que implicam para o erário público, representam uma enorme falta de respeito por todos os baionenses que, naturalmente, sentem orgulho nos seus monumentos e estruturas comemorativas de referências históricas, não apenas do concelho, mas também do nosso país", sublinha.
Por sua vez, o presidente da União de Freguesias de Campelo e Ovil, David Monteiro, considera o ato de vandalismo "inqualificável" e apela "à reflexão de quem o praticou para que tome consciência do "ato de desrespeito pelo património de todos os baionenses e da nossa comunidade", frisou.
A autarquia esclarece que "a situação já foi reportada às autoridades que tomaram conta da ocorrência e estão a desenvolver diligências no sentido de identificarem o autor ou autores do ato de vandalismo", pode ler-se ainda.