Em Paços de Ferreira vai iniciar a formação de utilizadores dos 25 desfibrilhadores que vão ser instalados no concelho. A informação foi referida esta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, durante a primeira reunião do Conselho Municipal do Desporto deste mandato.

Paços de Ferreira vai ser “dos primeiros do país a ter uma rede alargada destes equipamentos” que vão ser instalados nos campos de futebol do concelho (12), piscinas municipais de Paços de Ferreira e de Freamunde, pavilhões municipais nº 1 e nº 2 e também nos pavilhões de Arreigada e Moinhos (seis) e nas EB 2,3 de Frazão, Eiriz, Paços de Ferreira e Freamunde, Escola Profissional Vértice e também nas Secundárias de Paços de Ferreira e Freamunde (sete).

Na reunião presidida pelo vereador com o pelouro do Desporto, Júlio Morais, foi referido ainda que, na atual época desportiva (2021/22), a Câmara Municipal vai continuar a apoiar todas as associações do concelho em inscrições, exames médicos e serviços de fisioterapia, num total de 233 mil euros. Em 2021, a autarquia suportou um total de 34.400 euros em testes de despistagem à COVID-19 aos clubes que solicitaram esta ajuda e de forma a permitir a continuidade da prática desportiva, informou um comunicado da Câmara Municipal.

Além disso, estão a decorrer os procedimentos concursais para a colocação de pisos sintéticos em Freamunde, Codessos e Seroa e decorrem também os trabalhos para os novos campos sintéticos em Lamoso, Carvalhosa e Penamaior.

No Conselho Municipal do Desporto, foi ainda “garantido que a diversificação da prática desportiva e o reforço da qualidade dos respetivos equipamentos, continuará a ser uma das prioridades do mandato que agora se iniciou”, concluiu o documento.

Da ordem de trabalhos desta sessão fez ainda parte o plano de atividades para o ano de 2022 e a proposta de alteração das normas de funcionamento dos apoios desportivos.

Foto: Município de Paços de Ferreira