João Grilo, atleta da Secção de Bilhar do Futebol Clube Paços de Ferreira, tornou-se Campeão Nacional de Pool 2021-2022, no fim de semana. A vitória deu-lhe o décimo sexto título nacional.

João Grilo deu os primeiros passos no bilhar no salão de jogos do café da mãe, foi ganhando o “bichinho” e, com 12 anos, jogou pela primeira vez de forma federada no Net Pool, em Almada.

Apesar de jogar no FC Paços de Ferreira, é oriundo do Sul de Portugal. Em Évora nasceu e durante a infância passou pela freguesia de Fernão Ferro, no Seixal. Mais tarde, rumou a Lisboa e acabou por receber um convite no Norte, em Paços de Ferreira.

Foto: DR

A Secção de Bilhar do FC Paços de Ferreira queria “reforçar a equipa e investir na modalidade”, referiu o jovem.

Dentro do bilhar joga Pool. O atleta tentou simplificar o desporto comparando-o ao “snooker”, que é jogado nos cafés por amadores. O objetivo principal consiste em colocar as bolas de um a dez por ordem. 

Na prova que decorreu no fim de semana, quando colocou a 10.ª bola e venceu, descreveu o momento com “emoção”: “Todos os anos parece que é um sentimento novo, que nunca foi vivido, mas é sempre gratificante”.

Foto: DR

Apesar do sucesso, João Grilo confessa que viver em Portugal do Pool é “impossível”, uma vez que os jogadores da modalidade “não recebem apoios do Estado”, mas pode abrir portas “para novos patrocínios e jogos lá fora”. Atualmente, é administrador de uma empresa de consultoria, mas confessou que, à semelhança dos seus colegas, gostava de ‘fazer vida’ do Pool. 

Fruto da passagem pelo SL Benfica, Académica de Coimbra, Sporting CP e, atualmente, FC Paços de Ferreira, o jogador coleciona uma medalha de bronze no Campeonato da Europa, participações em vários torneios a nível internacional, oito convites à seleção nacional e agora o título de Campeão Nacional de Pool 2021-2022.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.