No passado domingo, dia 26 de junho, a Associação Paços 2000 inaugurou as novas instalações do Centro de Convívio de Eiriz, no concelho de Paços de Ferreira.
“A Associação Paços 2000 tem um Centro de Convívio em Eiriz já há 20 anos. Funcionava nas instalações da junta de freguesia que, na altura, quando o edifício foi construído ficou uma parte prevista para essa finalidade”, afirma Aida Gomes, diretora de Serviços da associação. Contudo, com o passar do tempo e as atividades que lá eram realizadas, “o espaço da junta foi se tornando mais exíguo” e as ambições eram de ter “os idosos num espaço melhor”, completa.
A proposta de transferir as instalações do centro de convívio foi do atual presidente da Junta de Freguesia de Eiriz, Ernesto Lopes, que, “com as escolas primárias que ficaram devolutas e com a construção dos centros escolares, surgiu a possibilidade de transferi-las para a antiga Escola do Paraíso”, sublinha Aida Gomes.
O projeto, com o apoio do Banco BPI Fundação “la Caixa”, permitiu criar um espaço onde os idosos da freguesia de Eiriz e limítrofes pudessem usufruir de um espaço de atividade física para promover “o envelhecimento saudável dos idosos”.
Nestas instalações do centro de convívio, os idosos podem frequentar atividades desportivas, acompanhamento psicológico, tratamentos e palestras. A obra teve um “duplo objetivo”, uma vez que foi criado “este novo serviço para a freguesia e, ao mesmo tempo, o centro de convívio foi transferido e ficou com instalações muito melhores”.
Esta mudança, “infelizmente”, não alterou o número de vagas do centro de convívio. “Apesar de haver uma área muito maior, a capacidade continua a ser de 25 utentes”, afirma Aida Gomes. “Mas além dos idosos, conseguimos ter mais pessoas que podem ir duas ou três vezes por semana participar nas atividades”, acrescenta.
Texto redigido com o apoio de Júlia Coelho, aluna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.