Neste sábado, dia 5 de março, a Orquestra Energia de Amarante atua no Centro Cultural de Amarante, pelas 21h30.

A orquestra é formada por alunos do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, com direção artística do CCA – Centro Cultural de Amarante, que tem como objetivo a “integração de crianças e jovens oriundos de contextos sociais e económicos vulneráveis, dando-lhes acesso a formação musical e incentivando o sucesso académico, combatendo o abandono escolar e despertando os participantes para a construção dos seus projetos de vida”, indica o comunicado.

O acesso ao espetáculo é gratuito.

A organização relembra que o Ciclo de Circo Contemporâneo “já está à espreita” na programação e dará lugar ao circo contemporâneo. “Esta última disciplina artística vai conquistar o território do Douro, Tâmega e Sousa a partir do dia 12 de março”.

O festival Inventa salienta ainda na programação em 2022 o Ciclo de Performance Visual Musicada, em abril, e ainda o Projeto Comunitário Intermunicipal: A Festa, em maio. 

O festival desenvolve-se numa área geográfica correspondente a 14 municípios, potenciando o desenvolvimento de uma rede de programação ampla, dispersa e inclusiva. O Inventa é um projeto promovido no âmbito da operação Cultura em Rede – Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.