O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) assinala-se este sábado no dia 29 de outubro. A Organização Mundial do AVC (WSO) assinala o dia através da campanha "Fast Heroes 112" através de super-avós.
Para chegar aos mais novos são utilizadas personagens dos super-avós, através do "amor e preocupação que as crianças sentem pelos seus avós, fomentando o interesse por conhecimentos que podem salvar pessoas de todas as idades", explica Jan Van der Merwe, responsável pela campanha Fast Heroes.

"Francisco (a Face), Fernando (a Força) e Fátima (a Fala) são três super-heróis reformados que lhes vão ensinar os três principais sintomas de AVC. Já Tomás (a Tempo), reforça a importância de agir de forma atempada. A novidade deste ano é Tânia (A Professora), uma personagem que apenas é apresentada aos alunos no segundo ano consecutivo de implementação", explica comunicado de imprensa.
Para participar e conhecer os quatro super-heróis basta ir ao website e inscrever a sua criança ou registar-se como professor, caso queira implementar a iniciativa nas suas aulas, e pedir os materiais físicos, disponibilizados de forma gratuita.

Este projeto é desenvolvido em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia, bem como, com a Organização Mundial de AVC, da Sociedade Portuguesa do AVC e da Iniciativa Angels.
A Organização Mundial do AVC alerta todos os anos a população "para a gravidade e as altas taxas dos AVC", bem como, "a necessidade de acesso oportuno ao tratamento de qualidade". Para mais informações pode ler este artigo. (colocar o outro artigo sobre avc)

