chts centro hospitalar tamega sousa penafiel uls
Publicidade

Esta quinta-feira, dia 16 de maio, a Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou para a existência de cerca de 80 doentes infetados com uma bactéria multirresistente, no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita Miguel Vasconcelos, dirigente da OE, cerca de “20% das 450 pessoas internadas estão atualmente infetadas”, o que é “um número muito elevado” e que “rapidamente se pode multiplicar e disseminar ao resto dos internados”.

Segundo a mesma fonte, a situação “pode impactar drasticamente com a qualidade dos cuidados prestados e pôr em risco a vida das pessoas”. Miguel Vasconcelos referiu ainda não ter “conhecimento de surtos de bactérias com este impacto noutros hospitais do país”.

Recorde-se que o Hospital Padre Américo integra a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, um hospital que, segundo o dirigente, está “subdimensionado para a região que serve” e apresenta “um défice de profissionais já conhecido”.

A situação agora recordada “pode impactar ainda mais, porque 35 enfermeiros vão acabar o contrato agora” e esta “bactéria exige alguns cuidados, nomeadamente isolamento e profissionais dedicados àqueles doentes”.