opel
Publicidade

A Opel assinala, este ano, o 20.º aniversário da introdução de bancos saudáveis certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V., associação independente alemã que promove investigações relacionadas com a prevenção das dores nas costas).

A mais recente geração de bancos AGR está disponível nos novos Grandland GSe, Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe. Porém, tudo começou há duas décadas com o Opel Signum, o primeiro automóvel a oferecer bancos AGR no segmento médio do mercado. 

“A bordo de um automóvel, os bancos são o componente com o qual condutores e passageiros possuem um contacto mais intenso. O nosso objetivo, como construtor de automóveis, é que os nossos clientes não tenham de pensar nos bancos como uma preocupação, mesmo em viagens mais longas, pois os nossos bancos oferecem conforto e evitam também, a longo prazo, o risco de dores nas costas”, referiu Stefan Koob, que tem a seu cargo o desenvolvimento das estruturas dos bancos.

De acordo com informação disponibilizada em comunicado, trata-se de “um banco que permite descontração e não prejudica as costas evita a fadiga em viagem. Além disso, em caso de acidente, o ocupante do banco pode contar com muito mais hipóteses de proteção, sobretudo se o banco conseguir mantê-lo na sua posição. Só assim os cintos de segurança e os airbags podem proporcionar a sua total proteção”.

Opel Signum de 2003: o primeiro Opel com bancos ergonómicos AGR

“Na Opel, sempre levámos muito a sério a democratização do conforto dos bancos. Isto significa que todos têm direito a bons bancos no seu automóvel”, explicou Koob.

Em 2003, os bancos ergonómicos do Opel Signum estabeleceram um novo padrão na indústria automóvel. Posteriormente, os assentos saudáveis foram sendo introduzidos em grande parte da gama de modelos Opel. Os automobilistas que percorrem grandes distâncias ou que estão ao serviço de empresas ficaram especialmente gratos; graças a numerosas funções de regulação, os bancos ergonómicos com certificação AGR podiam ser ajustados de forma eficaz para cada tipo de condutor, para que, mesmo após longas horas de condução, não houvesse lugar a sensações de cansaço e desconforto.

Alguns anos mais tarde, seguiu-se outra estreia. Em 2010, o flexível Opel Meriva foi o primeiro veículo a receber um selo de certificação AGR. O sistema ergonómico integral do Meriva incluía os bancos ergonómicos, portas FlexDoors, com abertura em direção oposta, o conceito variável de bancos traseiros FlexSpace e o porta-bicicletas FlexFix.

Para todos os tamanhos e feitios: uma ampla escolha de bancos com certificação AGR

Atualmente, a Opel oferece uma ampla variedade de bancos AGR, orientados para o puro conforto ou com contornos mais desportivos, nos modelos Astra, Crossland e Grandland. Para que o condutor e o passageiro dianteiro possam adotar uma posição sentada confortável e favorável às costas, seja qual for a duração da sua viagem, os bancos AGR oferecem 10 regulações para o condutor e seis para o acompanhante. 

Independentemente dos contornos do banco, a multiplicidade de parâmetros ajustáveis – muitos operados eletricamente no banco do condutor – incluem a regulação em alcance, altura, inclinação, inclinação das costas, apoio das coxas, apoio lombar e inclinação do assento, bem como um sistema de aquecimento para os dias mais frios.

opel 2

Topo de gama: bancos performance nos Grandland GSe e Astra GSe

Os novos bancos desportivos (performance) das versões GSe representam os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de bancos saudáveis da Opel. Revestidos em Alcantara preta, os elegantes bancos dianteiros dos modelos Grandland GSe, Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe apresentam secções superiores especialmente elevadas. A construção única dos bancos nas versões Astra GSe apresenta apoios de cabeça totalmente integrados. Outro detalhe que chama a atenção é a distinta faixa cinzenta eletro-soldada nas costas dos bancos. Também exclusivo das versões GSe é o padrão costurado na base das costas e no assento, com o inconfundível logótipo “GSe”, em amarelo e preto, a adornar as costas dos bancos.

O conforto dos bancos AGR dos condutores pode ser ainda melhorado, dependendo da versão de cada modelo, com um sistema de ventilação. Além disso, a função de memória é particularmente útil quando, nas viagens longas, a condução é partilhada com outros ocupantes.