oficina experimenta alunos secundaria marco 2
Publicidade

A 4.ª edição das Oficinas EXPERIMENTA! já arrancou e na tarde desta quarta-feira, 22 de janeiro, o Jornal A VERDADE recebeu dois alunos da Escola Secundária do Marco de Canaveses.

A iniciativa é dirigida a alunos do 9.º ano do concelho e pretende proporcionar aos alunos a oportunidade de visitarem, verificarem e experimentarem in loco os diversos contextos profissionais do território e, deste modo, contribuir para a definição de objetivos, mantendo os alunos focados em escolhas reais.

Durante a tarde Maria Francisca e João Lucas tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho que é realizado por um jornalista.

Na minha opinião, as oficinas são muito importantes para os alunos experimentarem coisas novas e terem melhor noção do que gostariam de seguir, tanto no 10.º ano, como na universidade. Estas oficinas podem mudar o rumo da vida de algumas pessoas, porque antes podiam escolher seguir algo mas depois de experimentar as oficinas mudaram de ideias”, adianta Maria Francisca, do 9.º F.

O colega de escola, João Lucas, do 9.ºB, partilha de uma opinião parecida da colega e diz “estas oficinas devem continuar, porque antes de irmos para alguma coisa temos de ver como funciona. E para mim, que já fui a duas, ao ver como as coisas funcionam dá-me uma perspectiva diferente, visto que estou numa fase em que vou escolher o meu futuro”.

As oficinas EXPERIMENTA são promovidas Câmara Municipal do Marco de Canaveses e desenvolvidas em colaboração com o tecido empresarial do concelho, nas áreas de metalomecânica; extração e transformação da pedra; construção civil; jornalismo; design de comunicação; artes gráficas e marketing digital e proteção civil.

Até ao momento, participaram 48 alunos, mas ao longo do ano a atividade irá contar com a participação de mais estudantes.