octavio passos premio
Publicidade

Fotografia: CNID

Natural da Ilha da Madeira, e a residir há muitos anos em Marco de Canaveses, Octávio Passos foi eleito o fotojornalista desportivo do ano. O prémio foi atribuído pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto e entregue no dia 20 de maio, na Gala CNID 2024 que decorreu em Viseu

Receber o “Prémio Nuno Ferrari” foi “um orgulho enorme. É um troféu que sempre quis ter na minha estante, com os meus outros troféus ganhos em concursos e diplomas de reconhecimento pelo meu trabalho ao longo destes 19 anos de profissão”, disse o fotojornalista.

Na nota enviada às redações, o madeirense refere, também, que receber a nomeação pelo CNID, “com o peso do nome do Nuno Ferrari, um fotojornalista do qual me identifico bastante pela irreverência e qualidade técnica muito acima da média à época, deixa-me bastante feliz”.

Octávio Passos considera que o prémio procede o “melhor ano profissional“, no qual recebeu a medalha de prata, no World Sport Photography Awards, a medalha de ouro na categoria de Golfe e outras nomeações em diversas categorias. “Ano em que uma fotografia minha de um festejo de um golo do SL. Benfica dá origem à capa do jogo Football Manager, fiz a capa de um livro de uma editora internacional sobre o ‘Surf’ na Nazaré e foi um ano onde realizei cerca de 16 viagens para a cobertura de torneios de Golf do DP World Tour e Challenge Tour”.

Por isso, receber esta distinção foi “a cereja no topo do bolo. Quero deixar um agradecimento à direção do CNID por esta distinção, com a promessa de que irei continuar o meu trabalho, mantendo a exigência e qualidade de sempre”, refere ainda o fotojornalista.