O Octant Douro, durante o mês de outubro, vai dar continuidade à “Semana do Produtor”, uma iniciativa que se estende até janeiro de 2023 e que visa aliar a gastronomia duriense aos vinhos desta região, contando todas as semanas com a presença de um produtor de vinhos de renome. No mês de novembro, a Semana do Produtor, destaca casas durienses como Vallegre, Quinta de Tourais, Casa de Mouraz e ZOM & Barão de Vilar.
De acordo com a organização, a ação conta com um evento especial a cada sexta-feira, “onde um produtor marcará presença numa prova de vinhos gratuita, bem como num jantar exclusivo com um menu de degustação de seis momentos pelas mãos do Chef Dárcio Henriques no restaurante Raiva, onde vinhos e gastronomia se harmonizam, e há uma seleção especial de vinho a copo do produtor em destaque durante a semana”.
Na primeira semana de novembro, de 31 de outubro a 6 de novembro, estarão à prova os vinhos da Vallegre, uma empresa portuguesa, de tradição centenária que abraça, há cinco gerações, o negócio familiar. “A produção de vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada/Protegida) continua a ser o seu principal objetivo: DOC Porto, DOC Douro e DOC Moscatel do Douro são de renome nacional e internacional. Hoje em dia, os vinhos são vendidos e apreciados em mais de 36 países e os inúmeros prémios e distinções alcançados em várias competições internacionais comprovam a excelência da sua qualidade. O jantar de pairing contará com a presença do enólogo César Pinacho”, foi descrito.
Já a semana de 7 a 13 de novembro será dedicada à Quinta de Tourais, que está na mesma família há quatro gerações, desde 1940. “A casa tem o respeito pela mãe-natureza, e a menor intervenção possível como os principais pilares da sua operação. Definem-se como produtores de baixa altitude pois situam-se a apenas 100m de altitude, o que obriga a um intenso cuidado na maturação das uvas, tendo sempre como objetivo a mínima intervenção em adega. O jantar de pairing, dia 11 de novembro, contará com a presença do enólogo, viticultor e produtor, Fernando Coelho”, foi referido.
Os vinhos da Casa de Mouraz estarão presentes na semana de 14 a 20 de novembro. “A Casa de Mouraz foi criada após um êxodo urbano dos seus donos, António Ribeiro e Sara Dionísio. A quinta está dispersa por várias parcelas de vinha com diferentes solos, altitudes e envolvências. Vinhas velhas com mais de 80 anos e vinhas mais jovens coabitam com a floresta de pinheiros, carvalhos, castanheiros e sobreiros. Nos solos predominam os granitos e as argilas, e as altitudes variam entre os 140 e 400 metros. Na adega as vinificações são feitas por vinhas e não por castas, com o objetivo de procurar a essência de cada terroir. Esta diversidade reflete-se na personalidade, complexidade e carácter único dos vinhos da Casa de Mouraz. O jantar de pairing, no Restaurante Raiva, contará com a presença do enólogo António Mouraz”, foi dito.
Na última semana de novembro, de 21 a 27, a casa ZOM & Barão de Vilar marcará presença no Octant Douro. “A coleção ZOM é um reflexo do compromisso da família Van Zeller. As uvas são colhidas manualmente, cuidadosamente escolhidas e misturadas por forma a garantir qualidade premium e estilo consistente. A Barão de Vilar é uma referência histórica e um símbolo de qualidade já conhecido por muitos. Os vinhos da Quinta da Barão de Vilar são uma expressão muito própria do terroir e das castas autóctones que os viram nascer. Uma ode à tradição que se pretende fazer chegar a quem procura raridade. Fernando Van Zeller e Teresa Aarújo marcarão presença no jantar de dia 25 de novembro, no Restaurante Raiva”, disse a organização.
Para Duarte Gonçalves da Cunha, diretor do Octant Douro esta iniciativa da Semana do Produtor pretende “dar a conhecer aos nossos hóspedes e clientes o trabalho de produtores locais. Durante o mês de outubro contámos com a presença de várias casas e enólogos que transmitiram a cultura inerente à região do Douro. No mês de novembro vamos contar com casas diversas e que excelem na oferta que apresentam aos seus consumidores. O jantar exclusivo que o Chef Dárcio Henriques prepara todas as sextas-feiras em harmonia com os vinhos tem tornado esta experiência ainda mais memorável”.