logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Obras de beneficiação na EN 304-3 vão avançar "de imediato"

Redação

As obras de beneficiação da Estrada Nacional (EN) 304-3, entre Teixeira e Teixeiró (km 32+030) e Santa Marinha do Zêzere (Km 48+095) vão "arrancar de imediato, prevendo-se a sua conclusão num prazo de 300 dias". A informação foi avançada pela Câmara Municipal de Baião em comunicado.

A cerimónia da assinatura do Auto de Consignação vai realizar-se no dia 5 de julho, pelas 15h15, nos Serviços Municipais Desconcentrados de Santa Marinha do Zêzere. O secretário de estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, vai presidir à consignação da beneficiação.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, mostra-se "satisfeito" com o avanço de uma obra "aguardada há mais de 17 anos" e com "a melhoria que representa em termos de mobilidade e reforço da segurança, que consideramos prioritários para os baionenses e para o desenvolvimento do nosso território", frisou.

O autarca recorda "a luta de muitos anos por esta obra, com diligências constantes junto de responsáveis governamentais da área da rodovia, a par de outras necessidades de investimento para o nosso concelho, que também serão concretizadas".

A concretização da requalificação da EN 304-3 será "uma evidência de que nunca desistimos, por mais difíceis que sejam os caminhos, quando está em causa o bem-estar da nossa população a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento de Baião", garantiu Paulo Pereira.

A obra de Beneficiação da EN 304-3, numa extensão de 16 km, serve a população de Baião e, de forma indireta, a população dos concelhos de Resende e Mesão Frio. A empreitada foi adjudicada pelo valor de 1.621.863,23 euros, contando com 1.260 000,00 euros (valor máximo legal) de comparticipação por parte da Infraestruturas de Portugal (IP), cabendo ao município de Baião assumir o valor restante.

Acordo celebrado em 2005 não se concretizou

Em janeiro de 2005, a responsabilidade de manutenção e gestão da EN 304-3 havia sido transferida do Estado Central para o município de Baião, no âmbito de um acordo que pressupunha a requalificação com recurso a fundos comunitários. "Contudo, essa requalificação nunca veio a acontecer", refere a autarquia em comunicado.

Ler mais

https://averdade.com/baiao-requalificacao-da-e-n-304-3-podera-arrancar-durante-o-primeiro-semestre-deste-ano/

https://averdade.com/presidente-de-baiao-reuniu-com-secretario-de-estado-das-infraestruturas-para-continuar-obras-no-concelho/