escola alunos criancas aulasFoto: Unsplash
Publicidade

Todos os dias precisa de preparar as marmitas para os seus filhos/as levarem para a escola. Neste artigo pretendemos dar-lhe opções de alimentos que pode adotar de forma a que as crianças tenham todos os nutrientes presentes durante o dia.

Em primeiro lugar, poderá ser importante recorrer a um especialista para adequar a alimentação ao seu filho/a consoante as suas características e a rotina de forma e encontrar estratégias que assegurem a estabilização das necessidades energéticas e nutricionais. 

Assim, deverá ter em conta a idade, peso, altura e, sobretudo, a prática ou não de exercício físico, porque é um dos fatores que mais altera as necessidades energéticas. 

No que toca aos nutrientes, os hidratos de carbono contribuem com cerca de 55% do valor energético total, a gordura com 30% e a proteína com mais 15%.

Desta forma, se os valores energéticos forem desadequados poderá contribuir para o aparecimento de obesidade ou pelo contrário para a incapacidade de exercer todas as funções vitais. 

Sendo assim, no que toca a lanches poderá incluir produtos como iogurte líquido, pão de cereais, fruta, por exemplo, maçã, banana pequena, tangerina, pêra e, ainda, fatia de fiambre, bolachas sem adição de açúcar, fatia de queijo, frutos secos, ovo cozido, palitos de cenoura, entre outros.