Juntar o melhor de dois mundos. Foi este o objetivo de Carlos Pinheiro, proprietário da Tasquinha da Ribeira, em Marco de Canaveses, e de Domingos Alves Sousa, produtor dos vinhos Domingos Alves Sousa, ao promoverem um jantar vínico que uniu à mesa o Anho Assado com Arroz do Forno e os vinhos do Douro.

O jantar foi “intimista e de amigos” e decorreu na Tasquinha da Ribeira, um negócio familiar que, há mais de seis anos, leva os melhores sabores tradicionais até à mesa de quem os visita. “Fazemos comidas caseiras, é tudo feito na hora e sempre com o maior dos carinhos. No ano passado ampliamos a nossa casa, com a esplanada, que permite ter capacidade para cerca de 100 pessoas. É um negócio familiar, onde o cliente sabe que é recebido com o melhor dos atendimentos”, disse o proprietário.

Neste jantar, que juntou “o melhor de dois mundos”, da gastronomia e da enologia, foi apresentado o prato típico e tradicional de Marco de Canaveses, o Anho Assado com Arroz do Forno que, tradicionalmente, é acompanhado pelos vinhos verdes do concelho. “A receita do Anho Assado com Arroz do Forno é a original da família da minha esposa, tudo ainda é feito como antigamente. Hoje temos os vinhos do Douro, foi um desafio apresentado e queremos mostrar que se pode comer este prato acompanhado por outros vinhos. Espero que seja o primeiro de muitos. Desafiamos também os produtores de Marco de Canaveses para fazemos mais iniciativas destas, para dar a conhecer à população”, disse.

Domingos Alves de Sousa, proprietário da empresa Alves de Sousa, produtor dos vinhos que foram servidos durante o jantar, explicou que este foi “um desafio mútuo e uma iniciativa comum”. O proprietário destacou que os vinhos do Douro são “vinhos de grande estrutura e que podem ser uma boa companhia para um prato tão tradicional como é o Anho Assado com Arroz do Forno. Não estamos assim tão longo e, do ponto de vista gastronómico, até ainda mais perto”. No Marco de Canaveses o responsável por comercializar o vinho é Joaquim Gonçalves, que também ajudou a organizar o evento.

A produção dos vinhos do Douro começou em 1991, depois de cinco gerações a produzir uvas que eram destinadas à venda para a produção de Vinho do Porto. “Trabalhamos as uvas das vinhas da família – Quinta da Gaivosa, Vale da Raposa, Caldas, Estação, Aveleira e Oliveirinha”, explicou.

No jantar que decorreu na Tasquinha da Ribeira foram serviços vários vinhos da empresa, cada um pensado em cada momento do jantar. “Nas entradas tivemos o nosso Rosé, porque também se fazem rosés muito bons em Portugal, e servimos ainda um vinho branco, o Vale da Raposa Branco. No prato principal tivemos o Caldas Vinhas Velhas 2015 e depois um vinho da Quinta da Oliveirinha. Para terminar, com a sobremesa, tivemos um vinho tinto, servido com as Fatias do Freixo, bem com o Vinho do Porto”, explicou.

De acordo com o proprietário, este tipo de jantar “é sempre importante porque é a melhor forma de divulgar os vinhos”, deixando a garantia de ter a “porta sempre aberta”.

Presente também esteve a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, que destacou a importância deste evento. “Temos a obrigação de promover o nosso prato gastronómico, geralmente com os vinhos verdes, mas sabemos de antemão que há muitos dos consumidores que não são apreciadores desse tipo de vinho e preferem um vinho maduro. O importante é que o Anho Assado com Arroz do Forno seja o rei à mesa e que, independentemente do vinho ser verde ou maduro, que seja um vinho de qualidade, como aqueles que fazem parte da região dos vinhos maduros, que é o nosso Douro”, sublinhou.

A autarca referiu ainda a relevância que os restaurantes têm na promoção do prato típico de Marco de Canaveses. “Hoje é um dia que estamos a celebrar a gastronomia e os vinhos do Douro , acho que o casamento é muito feliz e, por isso, é importante que estas unidades de restauração, como é a Tasquinha da Ribeira, promovam este tipo de eventos”, concluiu.

Carlos Pinheiro, proprietário da Tasquinha da Ribeira, deixou ainda a possibilidade de ver mais eventos deste tipo a serem realizados na sua “casa”.