logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

"O Livro do Rei" vai terminar o seu ciclo de concertos de música medieval em Lousada e Resende

Redação

O Centro de Interpretação do Românico de Lousada e a Igreja de Santa Maria de Barrô, em Resende, vão receber os últimos concertos de música medieval de Ricardo Alves Pereira, "O Livro do Rei – Ciclo de Música Medieval", um ciclo de concertos promovido pela Rota do Românico durante o mês de outubro.

O protagonista deste ciclo de concertos, Ricardo Alves Pereira, vai passar pelo Centro de Interpretação do Românico de Lousada no dia 19 de outubro, pelas 21h15.

O membro do grupo TWB Ensemble, vai aproveitar este momento para, antes do concerto, apresentar uma pequena palestra dedicada a Alfonso X e às suas Cantigas de Santa Maria, "uma das fontes mais importantes sobre a vida na Idade Média", explica a organização.

O público destes concertos vão ter a oportunidade de vivenciar a Idade Média através da música da época, cujo programa vai ser totalmente interpretada a solo por Ricardo Alves Pereira, num concerto que cria "uma ponte entre cultura, repertório, músico e público".

No dia 20 de outubro, pelas 16h00, a Igreja de Barrô vai ser o palco para o epílogo deste ciclo, um evento de entrada livre, que une a performance historicamente informada com breves observações sobre a música.

"O Livro do Rei" é uma "viagem ao passado através do som de instrumentos históricos", onde o tema principal aborda a história do rei Alfonso X, o Sábio, avô de D. Dinis, e Santa Maria. Este projeto musical é uma coprodução entre a Corda Sonora e a Rota do Românico que conta com o apoio da CCDR Norte, I. P. Norte Pontual.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.