Dar visibilidade à importância da nutrição no sistema de saúde público e sensibilizar para a necessidade de maior investimento na área, foram as motivações para Susana Silva, mestre e especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, fazer uma homenagem a Rita Ferreira, nutricionista do Centro de Saúde do Marco, que termina agora o vínculo.
Nestes últimos cinco meses, e em regime de substituição, Rita Ferreira "conseguiu marcar profundamente a vida de inúmeros utentes. Apesar de a sua passagem ser breve, o impacto que deixou será duradouro e difícil de esquecer".
Ao Centro de Saúde do Marco Rita Ferreira levou "mais do que conhecimento técnico: uma abordagem humanizada, individualizada e cheia de dedicação. Cada utente era tratado como único, com planos personalizados, conselhos práticos e um acompanhamento constante. Seja ao ensinar truques simples para escolhas alimentares no dia a dia, sugerir receitas práticas e saudáveis, ou até mesmo acompanhar os utentes na ida ao supermercado para fazerem escolhas conscientes, a nutricionista tornou a mudança de hábitos alimentares algo tangível e possível".

Os testemunhos de quem foi acompanhado são "emocionantes" e "muitos relatam que, pela primeira vez, sentiram que era possível mudar. Não apenas pelo suporte técnico, mas pela confiança e motivação que a Rita Ferreira transmitiu a cada um. A paciência, persistência e capacidade de cativar criaram uma verdadeira rede de esperança e transformação. Tantos utentes hoje expressam o desejo de continuar a serem seguidos por ela, independentemente de onde a sua próxima etapa profissional a leve", garante Susana Silva.
Além do atendimento individual, a nutricionista promove a saúde nas escolas da região e, "com uma visão educativa e preventiva, colaborou na elaboração de um eBook de receitas saudáveis, realizou palestras motivacionais para alunos sobre a importância de hábitos como o pequeno-almoço, e incentivou uma alimentação equilibrada de forma prática e acessível. O impacto foi sentido por toda a comunidade escolar, que passou a valorizar ainda mais a importância de escolhas alimentares saudáveis no desenvolvimento e no bem-estar das crianças e jovens".
Rita Ferreira acompanhou, regularmente, doentes acamados, uma iniciativa que "demonstra, ainda mais, a dedicação. A Rita não mediu esforços para levar apoio nutricional diretamente àqueles que, por condições de saúde, não podiam deslocar-se ao centro de saúde. Com visitas regulares e planos ajustados às suas necessidades específicas, conseguiu proporcionar qualidade de vida e bem-estar a quem mais precisava, reforçando o quanto a nutrição é essencial em todas as fases da vida".

Para a enfermeira, "o volume de pedidos de acompanhamento nutricional e os resultados alcançados deixam evidente que há trabalho suficiente para justificar a permanência de duas nutricionistas. É inegável que esta área precisa de maior investimento".
Texto e fotografias: Susana Silva, mestre e especialista em Saúde Mental e Psiquiatria
Artigo atualizado às 18h00, do dia 16 de janeiro de 2025.