O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo a região do Tâmega e Sousa.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos de temperatura mínima para os próximos dias, a região do Tâmega e Sousa vai estar em alerta amarelo até quarta-feira, 25 de janeiro. O alerta mantém-se até quinta-feira, 26 de janeiro, nos concelhos de Cinfães e Resende.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) existem algumas precauções e mudanças na rotina que devemos adotar nestes dias onde o frio persiste.

Em primeiro lugar, para combater as doenças causadas pelas baixas temperaturas, o SNS 24 aconselha a optar por uma boa nutrição, e dar ênfase aos alimentos com maior quantidade de nutrientes que acabam por ter a finalidade de reforçar o sistema imunitário. Optar por refeições quentes nesta altura também pode ajudar a sentir-se mais confortável durante o dia.

As bebidas quentes, desde café, chá e leite são um bom aliado para aquecer o corpo quando se encontra na rua com este tipo de temperaturas. 

A hidratação é algo importante para combater doenças no meio respiratório e para prevenir a desidratação. Aliado a isto é importante ter em atenção o conforto térmico, onde as camadas devem aumentar quando surge este tempo. Ajustar o vestuário e adicionar acessórios que normalmente não usa no seu dia a dia pode ser uma mais valia nestes dias, como gorros, luvas e cachecóis que acabam por proteger zonas que nem sempre temos em atenção, como as mãos, pés e a cabeça. 

É aconselhável manter o clima de casa amena e confortável para que chegue a casa e se consiga aquecer e deixar o corpo numa temperatura confortável, mas não deixar esta temperatura ambiente demasiado quente para que não exista também uma grande discrepância de clima com o exterior.