nuno araujo
Publicidade

Com 98,4% dos votos, Nuno Araújo foi eleito presidente da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista (PS). As eleições, que se realizaram no dia 28 de setembro, tiveram uma das maiores votações de sempre.

Nuno Araújo, que se candidatou sob o lema “Ação e Ambição”, teve 7550 votos num total de 7668 votantes.

Apontando como foco uma vitória nas eleições autárquicas de 2025, Nuno Araújo afirma que “a ambição da Federação é fazer crescer o PS no distrito, conquistar mais mandatos nas autárquicas de 2025 e abrir o partido à sociedade, trazendo mais jovens e mais mulheres para a participação ativa no PS”, considerando que “valores fundacionais do PS nos convocam para a luta contra as desigualdades e pela promoção de um distrito do Porto mais coeso e mais desenvolvido”, refere em comunicado.

Ao longo da campanha interna, Nuno Araújo enunciou as prioridades para este mandato de dois anos à frente da Federação Distrital do Porto do PS, destacando a defesa do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública e da criação de um Serviço Nacional de Habitação capaz de providenciar habitação digna e acessível, em especial no distrito do Porto.

Nuno Araújo assumiu, ainda, o compromisso com a defesa da expansão do Metro do Porto, da melhoria da mobilidade urbana e de novos investimentos na ferrovia e na rodovia, apostando na coesão territorial e no desenvolvimento regional, com um foco reforçado na sub-região do Tâmega e Sousa, corrigindo os défices estruturais daquela região.

Após a realização destas eleições, segue-se o Congresso Federativo, no dia 12 de outubro, em Penafiel, onde participarão mais de 1300 delegados e que contará também com a presença do Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos.

Nuno Miguel da Costa Araújo é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho. Foi presidente do Conselho de Administração da Fundação para a Difusão das Tecnologias de Informação FDTI, Sócio-Gerente, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Internacionalização e diretor da Divisão Industrial da EQS Global e Especialista da SGS Portugal.

Em julho de 2020, assumiu a presidência do Conselho de Administração da APDL, cargo que ocupa até dezembro de 2022. Em 2023 foi nomeado diretor-geral da Aethel Mining. Atualmente exerce as funções de CEO numa empresa do Grupo PROEF, atuando na área das energias renováveis.

No percurso partidário e político, Nuno Araújo foi coordenador do núcleo da JS de Rio Mau, presidente da concelhia da JS de Penafiel e da Federação Distrital da JS. No PS foi coordenador da secção de Rio Mau e presidente da concelhia de Penafiel. Integrou vários órgãos distritais do PS e, no âmbito nacional, foi membro da Comissão Nacional e membro da Comissão Política Nacional. É, atualmente, membro do Secretariado Nacional do PS e vice-presidente da Federação Distrital do Porto.

Como deputado à Assembleia da República, cargo que desempenhou entre 2009 e 2011, foi membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, da Comissão de Educação e Ciência, da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações e, por último, da Comissão de Inquérito Parlamentar à atuação do Governo em relação à Fundação para as Comunicações Móveis.

Entre 2015 e 2018, Nuno Araújo foi chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, do XXI Governo Constitucional.