assaltos roubo
Publicidade

Segundo uma análise da Securitas Direct, as tentativas de roubo e assaltos a habitações aumentou 15% no último trimestre de 2021 e a análise do barómetro revelou “que todos os anos assistimos a um aumento”.

Neste sentido, a empresa deixa nove conselhos para manter a sua habitação em segurança durante as épocas festivas:

  1. Verifique e reforce a segurança de todas as janelas e portas. Apesar de esta ser uma medida que deve assegurar sempre que se ausenta de casa, deve certificar-se de que todas as portas e janelas estão bem fechadas. Pode ainda fechar as portas interiores da casa, dificultando o trabalho a possíveis assaltantes.
  2. Garanta que as fechaduras estão em boas condições. Confirme que todas as fechaduras estão a funcionar bem e, se possível, invista em fechaduras com tranca para impedir ou dificultar a abertura das portas.
  3. Guarde os objetos de valor num cofre de alta segurança. Ao guardar os objetos de valor num cofre de alta segurança ou em locais que não são visíveis, pode evitar a sua perda em caso de roubo.
  4. Mantenha uma aparência exterior de casa habitada. Mantenha a aparência de que está em casa, por exemplo com um estendal com alguma roupa e com as persianas abertas de forma alternada. Se possível, tenha também um sistema automatizado de luzes que se acendam e apaguem durante o dia e a noite.
  5. Desligue o atendedor do telefone de casa. Se tiver atendedor de chamadas, desligue-o. Telefonemas sucessivos sem resposta dão a entender que não está ninguém em casa. Se possível, reencaminhe as chamadas para o seu telemóvel ou para alguém de confiança.
  6. Não publique informações relativas à sua ausência nas redes sociais. Ao fazê-lo, estará a dar pistas sobre as suas viagens e potenciais ladrões vão saber da sua ausência.
  7. Mantenha a sua habitação sob vigilância permanente. Os sistemas de segurança avançados permitem que, através do acesso remoto pelo seu smartphone, controle o alarme e verifique tudo o que se passa através de videovigilância.
  8. Peça a alguém próximo para visitar a casa. Apesar de não ser necessário fazê-lo todos os dias, um familiar ou um amigo próximo pode visitar a sua casa, para que possa garantir que tudo se mantém normal.
  9. Informe a central de alarmes que vai estar fora. Ao informar a central de alarmes acerca da sua ausência, no caso de o alarme da sua casa ser acionado, a polícia vai ser enviada ao local.