Palmira Mendes assumiu este sábado, 26 de outubro, a continuidade no projeto atual da Liga Marcoense de Futebol Amador (LIMFA), como presidente da direção, para os próximos três anos.
A tomada de posse dos novos órgãos sociais, que decorreu no Auditório Municipal Emília Monteiro, em Marco de Canaveses, começou com a apresentação de algumas novidades, como a saída de dois clubes históricos das competições e a entrada do Cruzeiro Futebol Clube (Penafiel), que se junta ao Gestaçô (Baião), dois clubes de concelhos vizinhos que vão "enriquecer a competição" na época 2024/25.
As primeiras palavras de Palmira Mendes foram de agradecimento e de destaque às parcerias com a Associação de Futebol do Porto e com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, a quem deixou uma mensagem especial. "Sem eles o associativismo não é possível. Apenas queremos mais envolvimento, é verdade, de outra forma, que não seja só dar dinheiro", disse a presidente reeleita, que agradeceu, também, a "todos os presidentes" dos clubes que compõem a LIMFA. "Há algo que me deixa especialmente feliz: conseguimos alcançar a proximidade, simplicidade e transparência. Esta verdade permite-nos crescer juntos e torna-nos numa família coesa e que me orgulha muito como presidente. O objetivo é continuarmos assim. Respeito é o que pedimos para que continuemos a trabalhar juntos", acrescentou a dirigente.

Presidente da AF Porto desafia criação de equipas femininas na LIMFA
Numa tomada de posse "simples, mas carregada de simbolismo", o presidente da AF Porto, José Neves, começou por alertar para as "responsabilidades" que os novos órgãos sociais assumem de um liga que faz parte da "maior associação de futebol do país", com um total de 505 clubes.
Os temas abordados foram vários, mas José Neves, depois de elogiar o trabalho que a LIMFA faz pelo futebol amador, destacou a "carência de árbitros" e a necessidade da formação dos mesmos para responder às novas regras do futebol, e desafiou a nova direção a avançar com duas equipas de futebol feminino na próxima época, que poderão integrar a AF Porto.
De acordo com José Neves, Portugal está "na cauda da Europa em termos de prática da modalidade desportiva. Apenas 6% das mulheres praticam desporto federado em Portugal. Na AF Porto entendemos que a mulher tem direito, não pela aquilo que a lei consagra hoje, que é a paridade. A mulher tem direito pelo mérito e nós nunca discriminámos", sublinhou.

Apoio dos municípios ao futebol amador esteve em destaque
À semelhança de presidente da LIMFA, José Neves destacou o papel fundamental dos municípios no apoio ao desporto federado da AF Porto, uma vez que "são eles que suportam a maioria dos custos das inscrições e dos seguros. Sem municípios, não haveria competições".
O dirigente reconhece a Câmara Municipal do Marco de Canaveses como um parceiro "de excelência" da AF Porto, como "são as restantes 17 câmaras municipais que compõem o distrito do Porto. Sem eles não era possível estarmos aqui, não era possível que os nossos clubes tivessem campos para jogar e que tivessem atletas inscritos", acrescentou.

AF Porto entregou à LIMFA um desfibrilhador: "Um aparelho que salva vidas"
A formação foi o tema dominante e, destacando a área da saúde, José Neves entregou à LIMFA um desfibrilhador, "um aparelho que salva vidas", mas para o qual é preciso "formação adequada. É fundamental que os nossos clubes atuem naquilo que é a prevenção do acidente e da saúde. Nós estamos disponíveis para que todos os clubes recebam formação adequada, seja no âmbito da saúde, ou em qualquer matéria que a LIMFA ache interessante".
As últimas palavras do discurso de José Neves apontaram para uma LIMFA "mais fortalecida, com mais clubes, com um futebol mais organizado. Nós não interferimos nas vossas provas, só estamos aqui para ajudar naquilo que for necessário e que nos for solicitado", concluiu o dirigente.
A cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos sociais da LIMFA terminou com a assinatura de um protocolo entre a LIMFA e algumas entidades e parceiros locais, como a Loja 39 JOMA, Bússola da Saúde Medicina e reabilitação, Prenda d'Ouro, Gabinete de Fisioterapia Patrick Morais e com o ginásio Fitness Palace.

A LIMFA foi fundada a 4 de março de 2005 e está filiada na Associação de Futebol Popular do Norte. Os órgãos sociais para o triénio 2024 - 2027 são:
Mesa da Assembleia Geral
- Presidente: Vítor Vieira
Presidente da LIMFA:
- Palmira Mendes
Direção:
- Vice-presidente: Emanuel Rocha
- Vice-presidente: Luís Queirós
- Vice-presidente: Carlos Monteiro
Conselho Fiscal:
- Presidente: José Moura Pinto
Conselho de Arbitragem:
- Presidente: João Leitão
Comissão de Análise e Disciplina:
- Frederico Leite
Conselho de Justiça:
- Sandra loureiro