Foi em plena ExpoMontemuro - Feira Regional que se realizou a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Empresarial de Cinfães, para o triénio 2024-2027. A cerimónia decorreu no dia 19 de julho, na tenda da restauração e vinhos.
Perante empresários e outras entidades cinfanenses, André Santos, reeleito presidente da AE Cinfães, começou por afirmar que os órgãos eleitos, neste segundo mandato, vão dar "seguimento a um conjunto de projetos que estão em agenda", dando como exemplo a "implementação da candidatura dos bares comerciais digitais, a submissão da candidatura para formação profissional de desenvolvimento de competências dos empresários e colaboradores das empresas (a aguardar o despacho)".

André Santos revelou que a AE Cinfães submeteu, ainda, uma candidatura para o desenvolvimento de competências dos empresários a nível da cibersegurança. "Assinamos hoje o protocolo, estamos a preparar candidaturas para a área da internacionalização, para a área da capacitação dos empresários em temas como inteligência artificial, uma ferramenta que, inevitavelmente, será o futuro de muitas boas práticas para todas as empresas".
Nesse sentido, o presidente reeleito não tem dúvidas de que se esta a dar "continuidade a um trabalho inicial", porque uma equipa de trabalho que "se mantém quase a mesma. "É com muito gosto que verifiquei que tínhamos um conjunto de empresários a acarinhar esta nossa tomada de posse, neste evento (ExpoMontemuro) que é importante para Cinfães. Foi gratificante estarmos também presentes, com um momento importante para nós", sublinhou.
Os novos órgãos sociais da AE Cinfães iniciam um mandato, de três anos, com uma equipa, "extremamente, coesa, incrível. A qualidade da informação que é trabalhada na associação vai ter um retorno muito bom, naturalmente, em toda comunidade empresarial cinfanense. É isso que nos move, que nos traz cá hoje, que nos trouxe ontem e todos os dias e que, para este mandato de três anos, vai ser determinante", acrescentou.

Na mesa estava Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães, entidade com a qual a associação mantém uma relação de parceria. "No que diz respeito ao apoio do município, em particular do presidente, fica mais fácil da forma como tudo tem corrido, não existe rigorosamente quaisquer entraves, pelo contrário, existe sempre uma disponibilidade em apoiar, em ajudar", agradeceu o presidente.
Com este apoio, a AE Cinfães consegue "fazer mais, ir mais longe e, naturalmente, o resultado de tudo isto é um tecido empresarial ainda mais forte. Estando o município disponível para apoiar em tudo que for preciso, o nosso trabalho fica mais fácil e o retorno para os empresários, naturalmente, será ainda melhor", referiu ainda.
Armando Mourisco corroborou as palavras de André Santos e, nas palavras dirigidas ao presidente reeleito começou por "parabenizar todos os elementos" e enalteceu a parceria entre a AE Cinfães e o município, rumo a "um futuro cada vez mais risonho".
Destacando as parcerias entre as empresas, município, instituições e escolas do concelho, o autarca não tem dúvidas de que o concelho, fruto desse trabalho, tem "atingido patamares de excelência nesta última década. Duplicamos o número de empresas, passamos de cinco por 100 mil habitantes para dez empresas por 100 mil habitantes, duplicamos (de 2022 para 2023) as exportações, o desemprego está hoje ao nível daquilo que é a média nacional, quando há uma década estava com níveis muito elevados e o melhor exemplo é no turismo, uma vez que, no final de 2023, tínhamos capacidade de 90 camas e agora já ultrapassamos as 600 camas", revelou.
Armando Mourisco não esqueceu os "inúmeros investimentos que tão a ser feitos por todo o território", resultado do "trabalho de capacitação que foi feita e da qualidade e do empenho dos empresários".
O presidente da Câmara Municipal de Cinfães terminou o discurso agradecendo "a todos aqueles que dia a dia trabalham e fazem para que o concelho tenha mais e melhores condições de vida, mais empregabilidade e o reconhecimento sustentável que tem vindo a ter".
Dirigindo-se ao presidente da AE Cinfães, o autarca desejou um "mandato produtivo. Já no mandato anterior, que foi mais curto, semeou tanto em tão pouco tempo. Espero que este seja muito profícuo e reafirmo a disponibilidade total e absoluta de parceria do município", concluiu.
Recorde-se que André Santos foi reeleito, como presidente da Associação Empresarial de Cinfães, para o triénio 2024/2027, no passado dia 15 de julho, com uma única lista única a sufrágio.
Órgãos sociais da AE Cinfães triénio 2024 /2027:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Luís Mendes
Vice-Presidente: José Venuge
Vice-Presidente: José Mel
1.º Secretário: Bruno Pinheiro
2.º Secretário: António Varanda
Suplente: António Morgado
Direção
Presidente: André Santos
Vice-Presidente: Ricardo Cardoso
Vice-Presidente: Flávio Melo
Tesoureiro: Carla Antunes
Secretário: Cristiano Fonseca
1.º Vogal: Rogério Reis
2.º Vogal: Pedro Barbeiro
Suplente: Gonçalo Mendes
Concelho Fiscal
Presidente: Leandro Rumuge
Relator: Vitor pereira
Vogal: Fernando Cardoso
Suplente: Angelo Cardoso
Notícia atualizada às 14h32 do dia 24 de julho de 2024.