logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Novo quartel da GNR de Freamunde vai ser construído junto às piscinas municipais

Redação

As novas instalações do posto territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Freamunde, concelho de Paços de Ferreira, vão ficar localizadas num terreno junto às piscinas municipais.

A assinatura do protocolo de colaboração para a celebração do contrato de cooperação interadministrativo para avançar com as obras foi aprovada pelo executivo municipal, na reunião de câmara que decorreu na terça-feira, dia 28 de junho.

A escolha do local para a construção do novo quartel derivou de "várias diligências efetuadas pelo município, nomeadamente, com visitas a diversos locais da cidade de Freamunde". Nesse sentido, e "colocadas diferentes soluções para esse efeito", o Ministério da Administração Interna (MAI) decidiu optar "pela parcela de terreno junto às piscinas municipais de Freamunde, solução que considerou a mais adequada para a instalação do quartel da GNR e que mereceu a anuência da junta de freguesia"., pode ler-se na mesma nota.

Caso o protocolo e o respetivo contrato de cooperação interadministrativo com o MAI tivessem sido rejeitados pela autarquia, "a cidade e o concelho corriam o risco de não ver realizada, tão cedo, uma obra de vital importância para Freamunde, uma vez que não há nenhuma alternativa validada pelo MAI ou pela própria GNR", considerou o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, após a aprovação da construção da obra.

Os vereadores do PSD de Paços de Ferreira votaram contra a localização do novo quartel de Freamunde e, através da página oficial de Facebook, manifestaram o parecer relativamente à construção das novas instalações juntos às piscinas municipais. O partido considera que "a construção naquele espaço irá prejudicar Freamunde e os freamundenses. Embora sempre tenhamos apoiado a construção de um novo quartel (...), consideramos que a escolha do terreno junto às piscinas de Freamunde não é adequada", pode ler-se.

Na mesma publicação, o PSD de Paços de Ferreira sublinha que "existem outras opções mais válidas para a sua instalação. Sentimos até que o presidente da Câmara não está confortável com a localização, mas insiste teimosamente no erro. (...) a construção do quartel naquele espaço irá comprometer a construção da piscina exterior e da zona desportiva prevista para o parque de lazer. Por todas estas razões, o PSD de Paços de Ferreira não pôde votar a favor da localização do novo posto da GNR", reitera o partido.

Por sua vez, Humberto Brito sente que "votar contra a celebração do protocolo para avançar com as obras, depois deste assunto da localização já ter sido discutido e votado em 2022, significa tão somente que o PSD não quer que se faça este investimento na cidade de Freamunde. Não estava hoje à votação a localização, mas sim o protocolo que dá o pontapé de saída para o início do processo de construção do novo posto da GNR", concluiu o autarca.

O ministério da administração Interna tem vindo a promover, através da secretaria-geral, a execução de um programa de modernização e operacionalidade das forças e serviços de segurança sob a sua tutela, no âmbito da Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança, na qual se insere a construção do novo posto territorial da GNR de Freamunde.