A empresa tecnológica espanhola Minsait inaugurou na quinta-feira, dia 2 de junho, um Business Delivery Center em Amarante. O novo polo fica localizado no centro da cidade de Amarante e tem capacidade para 100 colaboradores.

Em comunicado enviado ao Jornal A VERDADE, o município de Amarante indica que “o novo Business Delivery Center da Minsait será um centro de produção avançada, que se somará aos vários que a empresa tem espalhados pelo mundo, no qual a Minsait concentrará as suas capacidades técnicas e de desenvolvimento de software, que são a base das soluções tecnológicas end-to-end, e serviços que oferece aos seus clientes”.

O projeto surge no âmbito de um acordo de parceria assinado entre o Município de Amarante, através da InvestAmarante, e a Minsait para a criação de um Business Delivery Center na cidade e “vem reforçar o tecido empresarial de Amarante, oferecendo novas oportunidades de emprego qualificado e impulsionando a cidade como um importante polo de desenvolvimento de tecnologias da informação. O novo Business Delivery Center irá criar, numa fase inicial, cerca de 100 postos de trabalho qualificado, de diferentes perfis técnicos e níveis de senioridade e dedicará aproximadamente 80% da sua capacidade, a projetos de desenvolvimento de software, dentro dos clusters tecnológicos globais da companhia”, revela o município.

O objetivo da Minsait é “duplicar a sua equipa a médio prazo no concelho de Amarante, considerada a região mais jovem do país, com o objetivo duplo de captar e reter talento em uma área onde muitos preferem oportunidades tecnológicas geograficamente afastadas dos grandes centros urbanos”.

Vicente Huertas, CEO da Minsait em Portugal afirma que este novo Business Delivery Center pretende “reforçar a nossa presença no interior e no norte de Portugal, assim como apoiar o nosso modelo de delivery global dentro do grupo, reforçando capacidades dentro do modelo de clusters tecnológicos que trabalham para o cliente português ou internacional”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, refere que este projeto é “mais uma enorme oportunidade para atrair e fixar muitos dos jovens de Amarante e da região que, no ensino superior, perseguem o sonho de trabalhar no setor tecnológico, mas que muitas vezes não têm a possibilidade de se fixar no seu território.

Acrescenta ainda que “fruto do trabalho desenvolvido pela InvestAmarante, nomeadamente pelo cluster tecnológico Amarante Tech Hub que tem vindo a desenvolver e criação projetos específicos de atração de empresas e talento”.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do CEO da Minsait em Portugal, Vicente Huertas, e de representantes de várias instituições de ensino, clientes e parceiros da Minsait.

A instalação do novo polo conta com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e de várias instituições do ensino.