cineteatro amarante
Publicidade

“É um dia com muito significado para o concelho de Amarante”. É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, caracteriza esta terça-feira, 19 de setembro, dia em que será inaugurado o novo Cine-Teatro do concelho.

Após uma visita feita esta tarde com a comunicação social, o presidente referiu que o Cine-Teatro será reaberto “com uma nova configuração, com outras valências. Para Amarante vai ser muito importante este novo ciclo de programação cultural, até porque, no verão, temos muitos espetáculos, mas tínhamos um problema, que era o inverno e não tínhamos onde continuar a programação, agora já é possível”.

No total, foram investidos cerca de seis milhões de euros, que contou com “apoio do quadro comunitário para ajudar a co-financiar este projeto”. Da estrutura antiga do Cine-Teatro “apenas ficou a fachada, de resto foi tudo novo”

cineteatro amarante 2 min

Uma obra que encontrou “algumas dificuldades”, desde logo “a pandemia” que criou “uma série de obstáculos”, seguindo-se “a crise económica que a Europa está a passar e isso fez com que houvesse atrasos, mas conseguimos ultrapassar, somos resilientes, temos capacidade de resistir. Mais vale tarde do que nunca”, frisou o autarca.

O objetivo passa, então, por proporcionar “uma programação consistente e regular. Estamos a programar o ano de 2024 e a nossa lógica é dar uma experiência alargada de todas as valências que este edifício pode apresentar, que são muitas”.

cineteatro amarante 6 min

Esta noite, pelas 21h00, o espaço será inaugurado, numa cerimónia que conta com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Após a inauguração, haverá um concerto da Orquestra do Norte, com Noble e Marco Rodrigues, ambos artistas naturais de Amarante. “Somos uma terra de grandes nomes e poder arrancar com estes dois grandes amarantinos é um motivo de muito orgulho”, disse o presidente. Quanto à Orquestra do Norte, o presidente recordou que “Amarante, há muitas décadas, que acarinha esta orquestra e vai continuar a acarinhar e, por isso, vai ter espetáculos aqui, nomeadamente no Natal”, frisou.

cineteatro amarante 3 min

Em declarações à imprensa, o maestro da Orquestra do Norte, Fernando Marinho, afirmou que a “expectativa é grande para o concerto”, esperando que seja “a projeção daquilo que vamos desfrutar no futuro. Amarante, há muitos anos que necessitava de um espaço como este para poder dar asas às artes”. Quanto à primeira impressão do espaço, o maestro referiu que a acústica “é excelente, a sala é bonita e os materiais apresentam ter uma boa projeção acústica que irá permitir que a boa música chegue com mais qualidade a quem vai ouvir”.

Por sua vez, Noble admitiu ser “uma honra poder fazer parte de um marco tão importante na história de um sítio com tanta história”, garantindo que é um momento “muito importante” na carreira. “Tocar com uma orquestra significa poder, as minhas músicas ganham uma dimensão que de outra forma não iriam conseguir, sobretudo, com a Orquestra do Norte. Esta sala está muito bem preparada, a acústica é fantástica, é acolhedora e visualmente muito bonita, vão acontecer aqui grandes concertos”, garantiu.

cineteatro amarante 4 min

Após a inauguração desta terça-feira, as portas do emblemático edifício abrem-se à comunidade nos dias 23 e 24 de setembro, para dois concertos dos amarantinos Marco Rodrigues e Noble, respetivamente às 21h30 e às 18h00. A receita reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Amarante e dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã. 

cineteatro amarante 5 min