O Município de Penafiel deu um passo "importante" para melhorar os cuidados de saúde primários na região com a cerimónia de bênção da primeira pedra do novo Centro de Saúde, realizada no dia 24 de novembro.
Localizado junto à Central de Transportes, em Novelas, o novo equipamento irá integrar a Unidade de Saúde Familiar de S. Martinho, o Centro de Diagnóstico Integrado (CDI), os serviços de Saúde Oral e o Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP).
A infraestrutura foi projetada para atender cerca de 15 mil utentes das freguesias de Penafiel, Bustelo, Castelões, Croca, Duas Igrejas, Guilhufe e Urro, São Mamede e São Martinho de Recezinhos.

O investimento, avaliado em cerca de três milhões de euros, combina uma comparticipação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de aproximadamente dois milhões de euros e um esforço financeiro municipal de cerca de um milhão de euros.
Durante a cerimónia, o município destacou que este projeto representa "um marco significativo na reforma dos cuidados de saúde primários na região". O novo Centro de Saúde permitirá um acesso "mais abrangente e qualificado a serviços essenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população local".


