A partir desta terça-feira, dia 11 de junho, fica disponível a nova versão do Cartão de Cidadão que vem como fotografia maior e que dispensa a utilização de leitor de cartões.
Segundo o Governo, este cartão, anunciado no mês de março, é “mais completo, mais seguro, mais digital e muito inovador, com tecnologia sem contacto (‘contactless’) para simplificar a leitura da informação e abrir novas formas de utilização”.
Para garantir “maior segurança física e eletrónica”, o novo cartão tem um segundo chip com tecnologia ‘contactless’, permitindo “alavancar a sua utilização quer nos serviços públicos, quer no setor privado, sem necessidade de utilização de leitor de cartões, explica o Ministério na página de internet”.
Para além disso, poderá ser utilizado como título de transporte, permite associar bilhetes eletrónicos para espetáculos e ainda serve como meio de autenticação num serviço digital ou presencial.
Assim, o Ministério garante que o cartão de cidadão é “um dos documentos de identidade mais seguros do mundo”, cumprindo “o modelo e os padrões de segurança estabelecidos pelo regulamento europeu para os documentos de identificação dos cidadãos da União Europeia”.
Recorde-se que os cartão do modelo anterior mantém-se válidos e só terão de ser substituídos aquando do final do prazo de validade, que pode ir até 3 de agosto de 2031.