luis montenegro celorico de basto dezembro 2024 5
Publicidade

Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, fez-se “história” em Celorico de Basto, com a inauguração da Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica no Centro de Saúde.

A nova unidade resultou de uma intervenção articulada entre a Câmara Municipal e a ULS do Alto Ave, tendo a Câmara Municipal assumido os encargos com as obras de adaptação e reabilitação e a ULS assumido os encargos com o equipamento e os recursos humanos.

Trata-se de um serviço localizado na antiga Unidade de Convalescença do Centro de Saúde e é constituída por 10 quartos e 19 camas. A unidade conta com uma equipa multidisciplinar, composta por 15 enfermeiros, um fisiatra, dois fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, um terapeuta da fala e dez assistentes operacionais.

luis montenegro celorico de basto dezembro 2024 7

As mudanças, ao nível da saúde do concelho, são “já notórias”, com a abertura da Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica, “mas também com a a instalação de um conjunto de serviços de proximidade, evitando-se deslocações desnecessárias da população”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal.

No discurso de inauguração, José Peixoto Lima destacou um dia em que se fez “história” ao dotar o território “de uma valência de extrema importância para a população”. Trata-se de um obra que foi levada a cabo “apenas com recurso ao orçamento municipal” e que é “um exemplo concreto” do memorando estabelecido entre autarquia e ULS Vale do Ave, para a “criação de um ecossistema colaborativo em saúde, que não se ficou por um documento intenções, mas um documento prático de ação”, salientou.

luis montenegro celorico de basto dezembro 2024 9

Na visão do autarca, a nova unidade era uma “intervenção necessária e urgente” e que terá continuidade. “Estamos a dar início a um novo capítulo do Centro de saúde de Celorico De Basto. A intenção é avançar para uma segunda fase, na qual será duplicado o número de camas e reabilitados outros espaços para a instalação de equipamento de uma moderna unidade de fisioterapia, ginásio e espaços específicos para as diversas terapias. É investimento significativo, para o qual o município terá de alocar meios, mas que os fará logo que estejam concluídos os projetos técnicos que se encontram em execução”, revelou José Peixoto Lima.

A terminar o discurso, o presidente do município referiu que, “a partir de agora as pessoas podem fazer a recuperação e reabilitação próximas da famílias e amigos sem precisarem de se deslocar para o exterior”

luis montenegro celorico de basto dezembro 2024 11

Presidente do concelho de administração da ULS Vale do Ave

Apelando a “cuidados de excelência mais próximos e humanizados”, Pedro Cunha, presidente do conselho administração da Unidade Local de Saúde do Vale do Ave referiu que a criação de unidades como a que foi inaugurada é importante “em períodos sazonais de maior procura” e surge como “uma solução estratégica, libertando camas para os casos urgentes e garantindo que os doentes. com alta clínica ou que têm situações sociais por resolver, continuem a sua recuperação em segurança e com o acompanhamento adequado”, sublinhou.

Com esta nova unidade reduz-se “o tempo de espera para a reabilitação, acelera-se a recuperação dos utentes e, consequentemente, a qualidade de vida e possibilidade de pleno restabelecimento”, parabenizou Pedro Cunha.

luis montenegro celorico de basto dezembro 2024 1

De acordo com o presidente conselho administração ULS Vale do Ave a Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica está dotada de um centro de diagnóstico integrado com valência de radiologia, patologia clínica e eletrocardiografia, o que permite resolver situações simples no âmbito dos cuidados sub-primários.

“Esta é uma solução que mitiga o esforço e a sobrecarga dos serviços de saúde, nomeadamente dos serviços de urgência, oferecendo soluções para problemas de há várias décadas. É uma solução que valoriza ainda mais a ULS do Alto Ave e o Serviço Nacional de Saúde como um todo. Devolve dignidade humana aos nossos doentes”, concluiu.

luis montenegro celorico de basto dezembro 2024 10

Luís Montenegro: “Não é fácil ser autarca nos territórios de baixa densidade”

A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que considerou a nova unidade “um caso que, com o evoluir do tempo, acabou por ver alguns dos serviços deslocalizados e que estava à disposição da comunidade“.

Luís Montenegro reconheceu que, hoje, “não é fácil ser autarca em Portugal e não é fácil ser autarca nos territórios de baixa densidade, com uma população mais envelhecida e com o abandono de muitas das atividades económicas que noutras alturas aqui se realizavam é preciso inovar e empreender programas de envolvimento da comunidade, de acompanhamento do dia-a-dia das pessoas e, ao mesmo tempo, estabelecer parceria”, reiterou.

O primeiro-ministro aproveitou o momento “de festa” para recordar o investimento “muito grande” que o Governo está a realizar no domínio da saúde e que “vai continuar a fazer, dando ao Serviço Nacional de Saúde capacidade”.

luis montenegro celorico de basto dezembro 2024 2

Município pretende requalificar Centro de Saúde

No âmbito da transferência de competências, o Município de Celorico de Basto pretende celebrar um acordo complementar com o Ministério da Saúde que tem como objetivo requalificação do Centro de Saúde, nos espaços em funcionamento dos Serviços de Atendimento Complementar (SAC), da Unidade de Saúde Familiar (USF) e da Unidade de Cuidados Continuados (UCC Mãos Amigas), que contempla uma equipa de Cuidados Continuados Integrados.

Segundo José Peixoto Lima, a autarquia está em “condições de celebrar um acordo complementar”, com o apoio do PRR, “tendo o município já desenvolvido os procedimentos de execução dos projetos técnicos, aguardando a aprovação definitiva para a execução. estamos a trabalhar no presente, mas com os olhos postos no futuro. Somos um concelho que aposta nas pessoas e colocamos as pessoas sempre em primeiro lugar”, frisou o autarca.

luis montenegro celorico de basto dezembro 2024 8

Para Ana Paula Martins, ministra da saúde, a nova unidade é, “acima de tudo, a prova de que o Governo aposta na capacidade de liderança das comunidades da saúde. Este sempre foi um espaço de saúde, mas hoje tem uma nova utilidade, de maior importância, e que representa bem o que se pode fazer em termos de integração de cuidados. Hoje, o Governo veio perceber que é possível fazer e incentivar e no que depende de nós, facilitar e sermos catalisadores para que esta e outras comunidades do país se possam pôr de pé“, disse em declarações aos jornalistas no final da inauguração.