Câmara de Penafiel vai disponibilizar alojamento a custos acessíveis e reforçar estratégia de fixação de jovens no centro da cidade.

A Câmara Municipal de Penafiel vai criar uma residência universitária para estudantes do ensino superior, na Rua Alfredo Pereira. O alojamento, situado no centro histórico da cidade, terá 13 quartos duplos e 4 quartos individuais, com capacidade para acolher 32 estudantes.

A Câmara de Penafiel vai “disponibilizar alojamento a custos acessíveis e reforçar a estratégia de fixação de jovens no coração da cidade”, refere comunicado de imprensa.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou que ”fixar os nossos jovens estudantes em Penafiel e proporcionar mais e melhores condições de acesso ao ensino superior tem sido uma das prioridades das políticas municipais. A tendência de aumento dos preços no mercado imobiliário de arrendamento é especialmente preocupante para os estudantes bolseiros do ensino superior. Entendemos, assim, construir esta residência universitária para garantir alojamento aos estudantes a custos acessíveis e para apoiar os alunos em situação económica e social mais vulnerável.

O edifício terá vários espaços de utilização coletiva: uma sala de estudo, um espaço para refeições e uma sala de convívio. Os residentes terão ainda ao seu dispor uma lavandaria e todos os serviços necessários para o seu conforto.

A proximidade às instituições de ensino superior da cidade “permite a deslocação dos estudantes a pé, sem necessidade de recorrer a meios de transporte privados, prevenindo o impacto financeiro e ambiental”, explica o município.

Para além de se tratar da reabilitação de um imóvel do Centro Histórico, “que se encontrava devoluto, este projeto irá reforçar a dinâmica social e económica local, contribuindo, assim, para a regeneração urbana da Rua Alfredo Pereira e da zona envolvente”.

O concelho tem, atualmente, duas instituições de ensino superior, o ISCE DOURO – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e a CESPU – IINFACTS – Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde.

O município de Penafiel “captou” um milhão de euros, através dos fundos comunitários do PRR e pretende ter a obra concluída até ao final do ano 2024.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.