A Rota do Românico propôs um novo programa turístico, inspirado na obra literária de José Saramago como comemoração do centenário do seu nascimento.

Segundo um comunicado da Rota do Românico, “a viagem é de cinco dias e é guiada através do olhar dos escritor galardoado com o Nobel da Literatura em 1998”. O escritor percorreu o país de uma ponta à outra, entre outubro de 1979 e julho de 1980, as suas viagens foram descritas no livro “Viagens a Portugal”, publicado em 1981.

Muitos monumentos, paisagens e experiências vivenciadas pelo escritor foram nos territórios do Vale do Sousa, Douro e Tâmega. “A Rota do Românico pretende relembrar e promover estas experiências”. Alguns dos locais visitados foram os Mosteiros de Pombeiro, Ferreira, Cête, Paço de Sousa e Cárquere, as Igrejas de Telões, Tabuado e São Martinho de Mouros, o centro histórico de Amarante e as serras da Aboboreira e de Montemuro.

O programa Viagem a Portugal faz parte do projeto e foi desenvolvido pelos técnicos das Associações de Municípios do Vale do Sousa /Rota do Românico e do Baixo Tâmega e dos Municípios de Baião e Marco de Canaveses. 

Texto redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro