O Pavilhão Multiusos de Paredes acolheu, esta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, a apresentação da nova equipa profissional de ciclismo Rádio Popular – Paredes – Boavista, para a época desportiva de 2023.
A juventude dos 10 ciclistas que formam a equipa Rádio Popular- Paredes-Boavista é a aposta de José Santos para “unidos pela ambição e espírito de equipa” conquistarem “lugares no pódio” nas diversas competições em que está prevista a sua participação.
A equipa inicia a época este domingo, dia 5 de fevereiro, na prova de abertura – Região de Aveiro – Taça Jogos Santa Casa, que se disputa entre Estarreja e Ílhavo, segue-se 12 de fevereiro a Figueira Champions Classic, e dia 19 de fevereiro a participação a 49ª Volta ao Algarve em Bicicleta.

O diretor desportivo, José Santos, assumiu que sempre teve a “filosofia ir buscar jovens corredores, trabalhar com eles e fazê-los crescer. Durante alguns anos essa estratégia foi subestimada, mas voltamos à tradição. Vamos retomar essa estratégia que para nós é importante, sobretudo neste momento da modalidade”, sublinhou.
Para José Santos “a vinda o ano passado para Paredes e a continuidade tem uma explicação, o concelho de Paredes gosta muito de ciclismo”. O líder da equipa Rádio Popular – Paredes – Boavista afirma: “tudo temos feito para nos integrarmos na comunidade, é um dos nossos grandes objetivos e, por isso, um terço da equipa atual é composta por ciclistas de Paredes”.

Com grandes tradições na modalidade, o Município de Paredes associa-se uma vez mais à camisola do Boavista. Para o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, “a parceria entre a equipa e o município justifica-se num território onde a paixão pelo ciclismo é vivida diariamente com centenas de atletas de todas as idades a praticar a modalidade, seja nas escolas, nos clubes amadores e profissionais. É notório que o ciclismo tem vindo a crescer e a ter mais adeptos, sendo Paredes uma terra de grandes nomes do ciclismo, como Ribeiro da Silva e Cândido Barbosa, entre outros nomes que se têm destacado nos últimos anos nesta modalidade, considero estratégico continuar a investir e apoiar o ciclismo”.
Alexandre Almeida, sublinhou que “esta é uma modalidade que diz muito ao nosso Concelho” e que “os valores do ciclismo – espírito de sacrifício e resiliência – são o espelho daquilo que é também o município”, reforçando a “aposta de promover o ciclismo cada vez mais junto dos jovens do concelho”. Esta parceria representa uma estratégia “bem delineada, onde pretendemos dar mais visibilidade a Paredes, através do desporto, nomeadamente do ciclismo. Assim sendo, promovemos a modalidade e o desporto jovem, mostramos como ‘Paredes Vive o Desporto’ e juntamos ainda as potencialidades de um dos concelhos do país com mais população jovem, promovendo a nossa principal indústria ligada ao mobiliário, onde se concentram mais de 60% das empresas exportadoras do setor”.

Refira-se que este ano o concelho de Paredes promove e acolhe as provas: “Grande Prémio O Jogo”; “Volta a Portugal”, “Grande Prémio Ribeiro da Silva” e “Grande Prémio equipas de Formação Cândido Barbosa”, estando previsto criar o “Prémio Bernardo Sousa”.
No mesmo dia foi apresentada a equipa de masters da Rádio Popular – Paredes – Boavista para época 2023.
Estiveram presentes no evento o vice-presidente do Município, Elias Barros, e os vereadores Francisco Leal, Paulo Silva, Renato Almeida e Tânia Ribeiro, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, o presidente do Boavista Futebol Clube, Vítor Murta, do presidente da Associação de Ciclismo do Porto, José Luís Pacheco, o presidente da Assembleia Geral do Boavista Ciclismo Clube, Tavares Rijo, e o administrador da Rádio Popular, Ilídio Silva.
