Estão a circular notas falsas em Rebordosa, no concelho de Paredes.
De acordo com informação recolhida junto de uma das pessoas lesadas, comerciante na referida freguesia, apenas deu conta da nota falsa quando precisou de efetuar um pagamento.
"Saí da minha loja, meti o dinheiro no porta-moedas e fui à farmácia, que foi o primeiro sítio onde parei. Tinha várias notas de 10 e entreguei à menina, que disse que a nota tinha um toque estranho. Olhei e disse que esta nota era falsa porque dizia 'Copy'", conta. "Chegou-nos por distração porque se notava no toque. Não dei sequer fé, mas, se tivesse com mais calma, tinha, certamente, dado conta", acrescenta.
A comerciante tentou alertar mais colegas da zona e, segundo o que o Jornal A VERDADE apurou, o caso não é único. O Jornal A VERDADE aguarda por mais informações por parte das autoridades.

Saiba como detetar uma nota falsa
O Banco de Portugal informa, no seu site, que as notas de euro "integram elementos de segurança altamente sofisticados, que tornam a moeda única numa das mais seguras do mundo".
No entanto, uma nota contrafeita "não pode ser trocada por uma nota genuína: quem aceitar uma nota contrafeita como se de uma nota autêntica se tratasse não poderá recuperar o seu valor".

Os elementos de segurança podem ser verificados "facilmente, sem recurso a equipamentos de apoio": "Basta tocar, observar e inclinar a nota (metodologia Tocar-Observar-Inclinar)". Pode saber mais sobre este método aqui.
"Se mesmo assim, ainda tiver dúvidas sobre a sua genuinidade, apresente a nota suspeita numa das tesourarias do Banco de Portugal ou num balcão de uma instituição de crédito, onde lhe serão prestados todos os esclarecimentos", informa ainda.

O que fazer se tiver uma nota falsa
Se tiver dúvidas quanto à autenticidade de uma nota, não a aceite, aconselha o Banco de Portugal.
Contacte o Banco de Portugal caso necessite de mais informação.
Solicite educadamente outra nota e assuma que a pessoa que lha apresentou está inocente. Informe-a de que poderá estar na posse de uma nota suspeita de ser contrafeita e sugira-lhe que se dirija às autoridades policiais locais, a um banco ou ao Banco de Portugal. Em qualquer caso, nunca coloque em risco a sua segurança.

Informe de imediato as autoridades policiais locais ou os serviços de segurança sobre o incidente.
Procure fixar tanta informação quanto possível sobre a pessoa que lhe apresentou a nota suspeita.
Se considera que, por lapso, aceitou uma nota contrafeita, não a recoloque em circulação. Colocar em circulação nota contrafeita constitui um crime. Entregue a nota suspeita às autoridades policiais locais, a um banco ou ao Banco de Portugal. Se a nota for verdadeira, receberá o seu dinheiro de volta.
