sarampo 2
Publicidade

Há um novo caso de sarampo em Portugal e, desta vez, é na região norte. A informação foi confirmada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) esta quinta-feira, dia 15 de fevereiro.

Trata-se de uma mulher de 20 anos que se encontra “clinicamente estável e fora do período de infeciosidade”. 

Desde o dia 11 de janeiro foram confirmados oito casos de sarampo, há seis na região norte e dois em Lisboa e Vale do Tejo. 

O sarampo é uma infeção provocada por um vírus, caraterizada por febre, tosse, conjuntivite, corrimento nasal e manchas vermelhas na pele. Transmite-se por contacto direto com gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Habitualmente a doença é benigna, mas, em alguns casos, pode ser grave ou levar à morte.

Direção Geral de Saúde

No comunicado, a direção-geral acrescenta que está, em conjunto, com a rede de autoridades de saúde, o INSA (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e os profissionais de saúde “a acompanhar a evolução da situação de acordo com o previsto no Programa Nacional da Eliminação do Sarampo, com enfoque na confirmação de casos suspeitos e rastreio de contactos“.

Em caso de contacto com um caso suspeito de sarampo ou de sintomas deve ligar para a linha de saúde 808242424. 

Ler mais