O domingo da iniciativa “Noite Verde”, promovida pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses, é dedicado à freguesia do Marco que, nesse dia, assinala o Dia da Freguesia.

Celso Santana, presidente da Junta de Freguesia do Marco, afirmou que esta iniciativa tem o objetivo de fortalecer a “união e a entidade marcoense. A nossa entidade como marcoenses, com a agregação, rapidamente sentiram-se todos marcoenses”, destacou o autarca.

De acordo com o presidente de junta, esta é uma “celebração simbólica, não é uma festa grandiosa”, sendo que “ainda poderá ser”. O programa arranca pelas 09h30, com uma caminhada pela freguesia e, pelas 11h00, há o hastear das bandeiras. “Segue-se uma arruada de bombos, com gaiteiros pelas ruas do centro da cidade. Da parte da tarde haverá uma nova arruada de bombos, depois teremos a entrada a Banda Filarmónica de São Cipriano, que irá fazer um concerto no Jardim Municipal. Depois haverá um convívio entre todos os que participaram”.

Em 2018 houve o primeiro Dia da Freguesia do Marco, sendo que se voltou a repetir em 2019. No ano de 2020, e devido à pandemia da COVID-19, a data foi assinalada com uma celebração de uma missa. Em 2021, a data voltou a ser comemorada. “É importante haver esta celebração na freguesia. O Marco é a maior freguesia do concelho, que teve uma união pacífica e que gosta de ser chamada freguesia do Marco”, destacou.

O presidente referiu que foi possível criar “união e a nossa identidade”, anunciando a preparação de uma nova imagem da freguesia. “Já está pronto, só estamos à espera do momento oportuno para a lançar. É uma imagem cheia de símbolos, de história. É uma imagem que vamos começar a usar, independentemente de continuarmos a usar o nosso brasão, mas esta trará muito simbolismo e muito sentimento”, enalteceu.

Celso Santana deixou um convite a “todos os fregueses” para participarem neste Dia da Freguesia. “Aqueles que não puderem fazer a caminhada, podem assistir, da parte da tarde, ao concerto da banda de música e também à arruada de bombos e gaiteiros. É um dia preenchido de atividades que é integrado na Noite Verde, que irá decorrer no centro da cidade, na nossa freguesia. Deixo o convite a todos os marcoenses para estarem presentes”, concluiu.