Esta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, assinala-se o Dia de Nossa Senhora das Candeias, da Luz, da Purificação ou da Candelária.

Segundo a tradição, as mulheres que tiveram filhos deveriam deslocar-se ao Templo, quarenta dias após o nascimento, para apresentá-los ao sumo-sacerdote e oferecer os seus sacrifícios. Assim, depois do nascimento de Jesus, Maria e José ter-se-ão dirigido até Simeão para o efeito e daí surgiu a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e também a Festa da Purificação de Nossa Senhora.

Para assinalar esta data, há paróquias que realizam eucaristias destinadas às crianças e ainda procissões com velas acesas durante o percurso, que simbolizavam o trajeto de Maria até ao Templo, explica o portal de notícias oficial do Vaticano, Vatican News.

Há ainda uma crença popular relacionada com o estado do tempo: “se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o Inverno para vir; se estiver a chorar, está o Inverno a passar”, ou seja, se o tempo estiver de Sol neste dia, o inverno está a chegar, mas se, pelo contrário, chover, o inverno está a acabar.