nelson sousa aguapurga marco canaveses guitarrista
Publicidade

Ainda em adolescente, Nelson Sousa, natural da freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, em Marco de Canaveses, viu o seu hobbie apoiado pela família, mas sobretudo pelo pai que lhe ofereceu a sua primeira bateria. Ao longo dos anos foi sempre tentando investir por conta própria e hoje é “feliz” enquanto guitarrista da AGUAPURGA.

Até hoje não teve formação musical, mas a influência do lado paterno e estar envolvido no meio desde pequeno deu-lhe bases suficientes para se sentir confiante no mundo da música e no estilo musical pelo qual optou: o rock.

Aos 13 anos, Nelson Sousa já fazia parte de uma banda marcoense, e como autodidata foi tocando com vários amigos por Marco de Canaveses. Quando se mudou para Vila Real, partilha que teve a “sorte” de encontrar os “amigos certos”, com quem teve oportunidade de fazer música. Em 2023 lançaram um EP e agora estão a preparar vários concertos durante os meses de julho e agosto.

aguapurga 02 foto por jose vieira
Foto de José Vieira

Nascida e criada em Vila Real, a Banda AGUAPURGA é levada a cabo por cinco amigos que procuraram “o sentido da vida por entre a turbulência das guitarras e a abstração das palavras”.

Embora o seu instrumento principal tenha sido a bateria, Nelson Sousa é versátil e, atualmente, é o responsável pela guitarra. Quando questionado sobre qual o instrumento musical preferido, o artista partilha que “o mais importante é estar relacionado com o rock”. A mesma versatilidade é estendida ao rock, onde passa pelo tradicional, alternativo ou psicadélico.

Embora tenha começado por terras marcoenses, partilha que foi na AGUAPURGA que teve “mais oportunidade” de crescimento, tendo já atuado por Vila Real no Teatro Municipal ou nos Maus Hábitos, para além do regresso à terra natal, durante o evento ‘Do Quarto Para a Rua’. A cada sala, local ou auditório por onde passam, têm sentido que as pessoas gostam do EP. Nelson Sousa acredita que deve-se ao facto de ser “um rock alternativo, não é para um público nicho, na verdade acho que qualquer pessoa pode gostar”.

aguapurgafoto por jose vieira
Foto de José Vieira

O processo foi “natural” e teve em vista, acima de tudo, fazer aquilo que mais gostavam. “Escrevemos em português, mas não foi algo planeado, simplesmente queríamos fazer música e pronto, não estávamos propriamente focados naquilo que os outros iam pensar, mas mais em fazer aquilo que gostamos. A ambição é fazer, sobretudo, aquilo que gostamos. É tudo muito orgânico”, reiterou

Antes de chegar à AGUAPURGA, Nelson Sousa passou por duas bandas marcoenses. Em ‘Monera’ foi o baterista e partilhou o palco com Jorge Filipe Pereira, Davide Nunes, Leandro Caetano e Rui Madureira, mais tarde, em ‘Preguiça Tola’, voltou a ser baterista, mas desta vez acompanhado por Marco Pereira, Luís Barros, João Veríssimo e João Miguel.

aguapurga 09 2foto por jose vieira
Foto de José Vieira

À semelhança de outros artistas, Nelson Sousa reconhece que fazer da música vida é “uma perspetiva difícil de imaginar em Portugal”, mas surgindo essa oportunidade confessa que gostava.

Nelson Sousa está a desenvolver uma canção a solo 

Com o objetivo máximo da realização pessoal, Nelson Sousa vai juntar todos os seus conhecimentos e criar uma música. Assim, passará pela guitarra, baixo, bateria e voz e, ainda, ficará a cargo da criação do videoclipe. O trabalho vai ser desenvolvido em Vila Real, em conjunto com Henrique Lopes, engenheiro de som e baixista em AGUAPURGA. 

Ao contrário das músicas enquanto banda, neste solo, Nelson Sousa optou por cantar em inglês e concretizar “um objetivo pessoal. Embora seja fixe termos uma sala cheia de pessoal, precisamos de atividades por prazer pessoal e realização”.

aguapurgafoto por nuno azevedo
Foto de Nuno Azevedo

No ano de 2023, o artista, em conjunto com dois amigos marcoenses, gravou o tema “A Man Already Gone”, que foi gravado em casa e contou com a ajuda de Davide Nunes e Leandro Caetano na mistura, masterização e gravação de alguns instrumentos. 

A AGUAPURGA é composta por André C. Macedo: bateria; Ari Martins: guitarra e voz; Henrique Lopes: baixo; Nelson Sousa: guitarra; Rafael Fernandes: guitarra e voz. 

aguapurga foto por bruno taveira
Foto de Bruno Taveira