O Natal chega ao concelho de Felgueiras esta sexta-feira, dia 2 de dezembro, e estende-se até 8 de janeiro, com iluminações que estarão acesas entre as 18h00 e as 00h00.  

Associado a necessidade de reduzir os custos energéticos, a autarquia optou por iluminação LED, para além da redução do horário, o que irá permitir um “menor consumo de energia para o município”.

O município garante que o investimento na iluminação de Natal “reflete uma decisão estratégica, refletida e ponderada, de envolvimento da população, de promoção local e do comércio tradicional”, segundo nota de imprensa.

A par das luzes de Natal, as ruas também vão ter vários Foto Point, Anjos, Bolas, Estrelas, entre outros enfeites de grande porte. Já na Praça da República estará uma árvore de Natal 3D, com passagem interior, para que “as famílias retratem a época natalícia 2022 e partilhem a Magia do Natal que se vive em Felgueiras com toda a comunidade de emigrantes e demais familiares e amigos”, explica o município em comunicado.

O presidente da câmara municipal, Nuno Fonseca, refere que, “fruto das várias intervenções urbanas, haverá mais pontos de decoração. O investimento na iluminação de Natal suportada em tecnologia LED e a decisão de diminuir o tempo em que as luzes estão acesas, são medidas que vão ao encontro do plano de eficiência e redução de consumo definido pela autarquia, não descorando, no entanto, a importância que a decoração das ruas tem no desenvolvimento e atratividade do comércio local e na dinâmica sociocultural do concelho“. 

Neste contexto, Nuno Fonseca, realçou ainda que “a preocupação em relação ao impacto ambiental da energia elétrica e aos gastos com a eletricidade tem passado pelo investimento que tem vindo a ser efetuado nos equipamentos municipais no sentido de obterem uma maior eficiência energética ou na rede de iluminação pública, cuja aposta passa pela instalação de lâmpadas LED”.