logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Não se esqueça que este fim de semana dorme menos uma hora

Redação

Este domingo, dia 26 de março, vai ocorrer a mudança para a hora de verão. Isto significa que terá de alterar os ponteiros na madrugada de sábado para domingo.

Esta mudança serve para permitir o uso mais eficiente da luz do dia e do calor durante os meses da primavera e verão.

No caso de Portugal e Arquipelágo da Madeira a mudança acontecerá na madrugada de sábado para domingo, quando o relógio chegar à uma da manhã, deverá alterá-lo para as duas da manhã. Processo que acontece de forma automática, pelo menos, nos dispositivos tecnológicos. No caso do Arquipelágo dos Açores, os ponteiros devem ser alterados à meia noite para a uma da manhã.

Assim, durante o ano são cinco os meses em que vigora a hora de inverno e sete em que temos a hora de verão.

Devido a esta mudança a manhã começará mais tarde em termos solares, iniciando o dia com mais claridade e terminará , igualmente, mais tarde, de forma a aproveitar ao máximo os dias de luz que vão ficando mais longos até à chegada do verão.

Peritos propõem fim da mudança de hora na União Europeia

Um grupo de especialistas internacionais está a propôr o fim da mudança de hora na União Europeia e o alinhamento dos fusos horários dos diferentes países.

Segundo os órgãos de comunicação nacionais, os peritos subscreveram a Declaração de Barcelona sobre Políticas do Tempo, que foi assinada em 2021 por mais de 70 instituições internacionais. O objetivo passa por "aproximar os países o máximo possível da hora solar e tornar os horários permanentes".

Desta forma, os especialistas pretendem que todos os países da União Europeia não realizem a mudança da hora na primavera, quando os ponteiros são adiantados 60 minutos, de forma a manter o horário de inverno, já que se considera que as mudanças na hora legal "não têm efeitos significativos na poupança energética".

No caso de países em que o fuso horário não corresponde ao recomendado, como Portugal, Espanha, Bélgica, França, Grécia, Irlanda, Luxemburgo e Países Baixos, deveriam atrasar, uma última vez, os ponteiros do relógio 60 minutos no outono.

Atualmente, Portugal adianta os ponteiros do relógio no último domingo de março e atrasa-os 60 minutos no último domingo de outubro.

https://averdade.com/peritos-propoem-fim-da-mudanca-de-hora-na-uniao-europeia/