Decorreu na noite deste sábado, 26 de outubro, a segunda edição da Gala do Empresário do Marco de Canaveses, promovida pela Associação Empresarial do Marco de Canaveses (AEMarco), em colaboração com o Município do Marco de Canaveses.
O evento decorreu no Sítio da Torre, na freguesia de Banho e Carvalhosa, e reuniu cerca de 270 empresários do concelho, com um programa que incluiu homenagens, distinções e momentos musicais, sendo um reconhecimento ao papel das empresas no desenvolvimento económico e social do concelho.

A gala começou com a apresentação de Carla Ascenção, que deu as boas-vindas aos presentes e enalteceu o talento dos empresários do concelho. O evento continuou com a atuação do artista José Pedro Bacelar, vencedor do The Voice Portugal, que ao longo da noite foi atuando perante os presentes.
Seguiram-se os momentos institucionais, em que o presidente da AEMarco, Manuel Ferreira, e a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, subiram ao palco para valorizar o contributo dos empresários no desenvolvimento económico do concelho.

Manuel Ferreira espera que a gala seja motivo para continuar o trabalho com "otimismo e determinação"
O presidente da Associação Empresarial do Marco, Manuel Ferreira, começou por destacar a grande mancha de empresários presentes na Gala do Empresário 2024. "É com muito gosto e grande honra que vejo esta sala repleta, o que demonstra a forte adesão dos empresários marcoenses a este evento".
Para o presidente, a AEMarco tem trabalhado para manter a confiança que os associados depositaram na instituição e o bom nome da associação, privilegiando valores como "dedicação, sentido de responsabilidade e missão".
AEMarco celebra 79 anos de existência
Manuel Ferreira aproveitou a ocasião para distinguir os 79 anos de existência da associação, referindo que estas décadas são formadas pela "história das direções, colaboradores, parceiros e, sobretudo, pelas empresas associadas. Num percurso tão longo há momentos de oportunidades e outros desafiantes, nos quais temos de nos reinventar, fortalecer e continuar o caminho de forma mais robusta e sustentada", desafios que considera terem sido cumpridos.
Perto de chegar às oito décadas de trabalho, o presidente mostrou-se convicto de que a AEMarco continua "viva e cada vez mais sólida apesar da idade. Continuamos com os olhos postos no futuro capazes de avançar lado a lado com o tecido empresarial local", prometendo que "a missão continua a ser a representatividade, a defesa dos direitos dos associados junto das entidades profissionais e outras instituições, a promoção do comércio local, e a realização de eventos com visto à progressão". Objetivos estes que só têm sido cumpridos pelos "notáveis parceiros e, em especial, com a ajuda da câmara municipal, assim, agradeço à senhora presidente e ao executivo pelas parcerias que temos realizado e que têm tido um excelente contributo no desenvolvimento da nossa região".
As palavras finais foram para os empresários, aqueles que considera os "grandes homenageados" da noite. "Dirigo-lhes o reconhecimento e apreço pelo trabalho que desenvolvem. São as empresas que criam emprego, geram valor acrescentado e riqueza, fomentam o desenvolvimento da economia e promovem o bem-estar social. Os empresário têm saído da sua zona de conforto e arriscado recursos sem garantia, mas são exemplos de persistência e empreendedorismo que merecem o nosso apoio. Temos empresas com muitos anos de história que se adaptaram e evoluíram em termos tecnológicos, por outro lado temos também empresários jovens que decidiram arriscar e transformar um projeto num negócio".
Manuel Ferreira destaca importância do associativismo
Com um tom positivo, Manuel Ferreira reforçou a importância do movimento associativo, garantindo que ele gere "união e a união faz a força. A AEMarco conta com os empresários para juntos fortalecermos a economia", aproveitando o momento para agradecer a presença de todos e, em especial, à gerência do Sítio da Torre, na pessoa do senhor José Mendes, pelo "magnifíco espaço que nos disponibilizou. Agradeço também a todos aos colaboradores da AEMarco pela forma como se têm dedicado às tarefas diárias e o empenho que trazem para todas as atividades que realizamos".
Como mensagem final, Manuel Ferreira desejou: "que esta gala nos inspire para continuarmos o nosso trabalho com otimismo e determinação", parabenizando todos os "participantes e vencedores do Prémio Inovação MarcoInvest pelo excelente trabalho".

Cristina Vieira destacou o contributo das empresas na "criação de emprego e na economia local"
Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, dirigiu-se com "enorme honra a esta distinta audiência de homens e mulheres marcoenses empreendedores de sucesso", destacando "a resiliência e capacidade de adaptação notável dos empresário ao longo dos anos".
A autarca mostrou-se empenhada em ajudar e reforçar a capacidade do tecido empresarial, realçando que o trabalho dos empresário "é a base do nosso desenvolvimento. É com este espírito que temos de trabalhar para criar condições ainda melhores para o vosso crescimento. A estratégia MarcoInvest continua a ser o nosso compromisso para apoiar o vosso sucesso, com iniciativas concretas como a contínua melhoria das zonas industriais e acessibilidades ou no programa de apoio ao investimento, bem como iniciativa 'Geradora Marcuense' que tem benefícios fiscais e o acompanhamento no licenciamento de novos projetos", exemplificou
Autarca apresentou dados do crescimento económico. Setor da construção representa 32% da economia
Enquanto presidente da câmara, Cristina Vieira tem acompanhado o crescimento "sustentado" da economia, dando nota de que representa "uma robusta recuperação pós pandemia, mas também a consolidação de uma base empresarial mais competitiva nos mercados nacionais e internacionais", apresentando alguns dados: "em 2022, dados mais recentes, as empresas do Marco de Canaveses registaram um volume de negócio superior a 1.3 mil milhões de euros, um crescimento de 86% da última década. O valor acrescentado bruto, que ascendeu a 391 milhões de euros, também quase duplicou no mesmo período. Mais de 4 mil e 800 empresas estão em atividade no nosso território, com duas mil sociedades operacionais em 2023. Estes resultados são um motivo de orgulho e responsabilidade, eles demonstram o impacto do trabalho árduo de cada um e da visão de cada um dos empresários".
Também no que diz respeito à vocação exportadora, foi registado, em 2023, 337 empresas exportadores, que contribuíram para um volume de exportação superior a 130 milhões de euros. Os setores da construção, a indústria metalomecânica, extração e transformação da pedra e o setor têxtil foram distinguidos como os maiores setores "geradores de emprego, reforçando a nossa presença nos mercados externos e impulsionando o crescimento economico local".

Neste sentido, Cristina Vieira deu conta de que "o setor da construção representa 32% da economia e emprega mais de 4300 pessoas. Entre 2022 e 2023 registou um crescimento notável de 21% no valor acrescentado bruto, mas também impressiona pela sua vocação exportadora, representando 23% das nossas exportações. A metalomecânica representa um aumento de 26% no volume da faturação, reforçando a importância estratégica, e, embora represente 9% da eocnomia local é responsável por 1/4 das exportações. A transformação e exportação da pedra contribui com 23% das exportações, apresentando um crescimento anual de 32% no valor acrescentado bruto".
Como mensagem final, Cristina Vieira afirmou: "empresários e empresárias, o sucesso que celebramos hoje é mérito vosso, a câmara municipal, ao lado da AE Marco, continua a ser a vossa parceira de confiança, criando condições necessárias para que as vossas empresas e concelho prosperem. Parabéns pelo empenho e obrigado por continuarem a ser o grande contributo para que o Marco de Canaveses seja um concelho de esperança e prosperidade".
