musicalidade fevereiro 2024
Publicidade

A terceira edição do projeto “Musicalidade 3.0”, da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC), vai alargar a resposta social, chegando a uma nova instituição beneficiária – Pensapassos – Associação Casa do Povo de Penha Longa e Paços de Gaiolo.

Com esta nova instituição, o projeto atuará em oito respostas sociais, sendo as restantes: Associação Alegria de Crescer; Centro de Convívio Cármen Miranda; Centro Social de Vila Boa de Quires; Centro Social e Paroquial de São Romão de Carvalhosa; Centro Social Interfreguesias Casa do Povo de Tabuado; Estrutura Residencial para Idosos Rainha Santa Isabel e a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção do Hospital Santa Isabel.

O “Musicalidade” iniciou em 2021, depois de vencer uma candidatura da Fundação Belmiro de Azevedo (FBA), vendo reconhecido o mérito do projeto em sucessivas edições e o apoio da FBA ao longo dos anos.

“Os resultados obtidos, com recurso a testes cientificamente validados, têm vindo a demonstrar o impacto do “Musicalidade” no bem-estar dos utentes, nomeadamente na diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão e stress, na sensação de solidão e na melhoria da qualidade de vida, sendo igualmente observável o entusiasmo, a motivação e a constância que os idosos demonstram em relação às intervenções praticadas”, refere a SCMMC em comunicado.

O projeto atua, diariamente, nas áreas da música, psicologia e musicoterapia, junto de idosos integrados em respostas sociais, combatendo a solidão, o isolamento social e promovendo a qualidade de vida.

Ler mais: