whatsapp image 2023 01 31 at 17.36.37
Publicidade

Na passada segunda-feira, 30 de janeiro, realizou-se uma cerimónia, em São João da Madeira, para a assinatura do protocolo da Rede de Turismo Industrial do Porto e Norte.

O Museu Municipal da Filigrana de Gondomar e o Museu Mineiro de S. Pedro da Cova integraram nesta cerimónia a Rede de Turismo Industrial do Porto e Norte. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, e da vereadora com o pelouro do Turismo, Sandra Almeida.

O presidente da câmara, Marco Martins, falou da importância do momento para o turismo do concelho: “Os dois museus de Gondomar que a partir de hoje passam a constar na rede são mais um passo para enaltecer a importância da atividade industrial do concelho, tanto a que existiu no passado ligado às minas, como a que continua a ter com a ourivesaria e em particular a Filigrana”. O autarca acredita que “o turismo industrial continuará a crescer e Gondomar estará na linha da frente”.

Desta forma, o Turismo do Porto e Norte alargou a mais 15 entidades da região do Norte a rede de Turismo Industrial. Assim, passam a ter cerca de 100 pontos de visita a nível de museus, fábricas, entre outros.

museu gondomar 1

O congresso promovido pela European Route Industrial Heritage (ERIH) derivou de uma conversa sobre pensamentos futuros do turismo industrial e teve como tema principal a assinatura do acordo de alargamento da rede.

O Museu Municipal da Filigrana de Gondomar foi inaugurado no dia 20 de maio de 2022. Até ao dia de hoje, este museu teve mais de três mil visitantes. O objetivo passa por “preservar memórias e o processo produtivo original e também contribuir para a rentabilidade económica da filigrana. Desde o dia da inauguração tem-se verificado que a exposição tem vindo a  aumentar com novos elementos, contando atualmente com 60 peças”.

O Museu Mineiro de São Pedro da Cova, foi criado em 1989 numa das antigas casas da Malta, este museu tem como missão divulgar e valorizar o património geológico e mineiro da freguesia do mesmo nome. O museu também tem dinamizado este patrimônio, visto que o equipamento foi ultimamente renovado, e tornou-se um espaço mais tecnológico e interativo.