O Museu Municipal de Resende vai assinalar, este sábado, dia 18 de junho, as Jornadas Europeias de Arqueologia.

Em concreto, vão ser realizadas visitas recriadas na sala de Arqueologia do museu, representando as tradições e hábitos com recurso à encenação, por parte da OTE – Oficina de Teatro Eça Agora, assim como a utilização de instrumentos musicais semelhantes aos utilizados nas épocas representadas: Pré-histórica, Romana; Medieval; Moderna.

Estas recriações vão decorrer no período da manhã para os grupos de crianças e jovens que vão estar a participar em torneios de Andebol junto ao museu, no âmbito da Parceria entre o CDRJA – Clube Desportivo e Recreativo Juventude de Anreade e o município de Resende, e, à tarde, entre as 14h00 e as 17h00, para as famílias da comunidade que visitem o museu e tenham interesse.

As Jornadas Europeias de Arqueologia realizam-se, este ano, de 17 a 19 de junho e visam “incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas áreas ligadas à arqueologia a valorizarem o património arqueológico”, informa um comunicado da autarquia.

São organizadas por cerca de 47 países europeus, incluindo Portugal sendo a DGPC – Direção Geral do Património Cultural a coordenadora nacional.

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.