O Museu Municipal de Penafiel irá acolher a exposição “Cuidadores do Património da Rota do Românico”, de Luís Barbosa, entre os dias 22 de abril e 22 de maio, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no passado dia 18 de abril. 

A exposição fotográfica, que poderá ser visitada entre as 10h00 e as 18h00, de terça-feira a domingo, visa “homenagear todos aqueles que, de forma dedicada e incondicional, zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local”, segundo o comunicado da autarquia, acrescentando que “as fotos de Luís Barbosa destacam, num registo intimista e fortemente autoral, as relações de afeto que unem estas pessoas, de várias idades, aos bens patrimoniais da Rota do Românico”.

A primeira apresentação pública da exposição ocorreu no dia 24 de outubro de 2021, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, e “é constituída por um conjunto de vinte e cinco painéis, com fotografias dedicadas aos Cuidadores do Património da Rota do Românico”.

O projeto Cuidadores do Património foi um dos onze vencedores do concurso Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia. 

A Rota do Românico instituiu o dia 18 de outubro como o dia do Cuidador do Património, celebrado, pela primeira vez, em 2020.

Texto redigido com o apoio de Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa.