croa resende baiao
Publicidade

Localizado na União de Freguesias de Felgueiras e Feirão, no concelho de Resende, os Municípios de Baião e Resende inauguraram esta quarta-feira, dia 20 de março, um Centro de Recolha Oficial de Animais com capacidade para 120 a 150 cães e para 50 a 60 gatos.

Garcez Trindade, presidente do Município de Resende, local onde ficou situado o CROA, falou na realização de um “sonho” enquanto autarca. “Ainda tenho mais alguns para realizar, mas este centro é mais uma concretização”, reforçando a importância de uma parceria com o concelho vizinho. “Vamos trabalhar juntos para que esta sinergia seja eficiente e dê resultado”.

croa resende baiao 1

A partir de agora, os concelhos ficam dotados da possibilidade de “recolher animais, tratá-los e esterilizá-los”, medida que considera “fundamental” para “controlar a natalidade. Foram lançadas algumas hipóteses de outras medidas acessórias há pratica e atividade que é feita no Centro de Recolha e vão ser postas em prática”.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, falou de um “forte investimento” que deve “orgulhar todos. Este edifício corresponde a uma necessidade que todos nós temos, dando uma resposta à proteção e saúde animal, que também se transforma numa proteção e saúde humana, porque os animais errantes, em matilha, podem ser perigosos”.

croa resende baiao 2

A partir de agora, este serviço vai dar resposta, sobretudo, aos dois concelhos. “O protocolo que assinamos é uma continuidade em que cada um faz a sua parte, mas vamos partilhar despesas quer em termos de recursos materiais que sejam necessários e também em termos de partilha de recursos humanos, para que façamos corresponder à qualidade da obra uma qualidade da resposta daquilo que se pretende de um Centro de Recolha Oficial de Animais”.

Para terminar, Paulo Pereira deixou um apelo às pessoas: “façam uma visita às instalações e penso que se vão apaixonar por um destes animais”.

croa resende baiao 3

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, habituado a assistir a este género de inaugurações, referiu que o CROA partilhado entre Resende e Baião é “de longe o mais bem equipado e mais bem preparado. Tem qualidade, ambição e dimensão, para além de ser um equipamento de referência por juntar dois municípios vizinhos e que ficam com um equipamento comum para resolver um problema transversal. Não é muito frequente, mas cada vez mais vamos ter exemplos como este. Baião e Resende estão de parabéns por se entenderem na resolução de um problema que era dos dois”.

O equipamento corresponde a um investimento global de 705 mil euros.

croa resende baiao 4
croa resende baiao 5
croa resende baiao 6