O município do Marco de Canaveses pretende implementar um Contrato Local de Segurança, de forma a “reduzir as vulnerabilidades e desigualdades sociais”. O contrato foi apresentado ao Conselho Municipal de Segurança, no dia 21 de novembro, no Auditório Prof.ª Emília Monteiro, de forma a celebrar o contrato com o Ministério da Administração Interna.
Desta forma, os objetivos passam pela “redução de vulnerabilidades sociais, a prevenção da delinquência juvenil, a eliminação de fatores que podem originar comportamentos criminosos e a redução das assimetrias e desigualdades sociais”, explicou a autarquia, em nota de imprensa.

Para além disso, o município apresentou ao Conselho Municipal de Segurança as áreas em que pretende intervir com a implementação do Contrato Local de Segurança: “Combater as Vulnerabilidades Sociais; Prevenção da Delinquência Juvenil e dos Comportamentos Desviantes; Ambiente, Requalificação, Valorização do Património Habitacional e do Espaço Público; Reforçar a Visibilidade Policial e Combater a Insegurança; Combater a Violência no desporto”, enumerou o município. Assim, este contrato iria assumir “a tipologia designada ‘MAI município’, baseada num conjunto de estratégias de prevenção criminal face a baixas taxas de criminalidade”.

Na reunião do Conselho Municipal de Segurança foi, ainda, realizada uma análise da entrada em vigor do novo Regulamento dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais e do Ruído no Marco de Canaveses, com “especial enfoque na emissão de licenças especiais de ruído”, terminou o comunicado.


