A Câmara Municipal do Marco de Canaveses assinou o Auto de Consignação da Empreitada de "Pavimentação a Cubos | Lote 1, Lote 2, Lote 3 e Lote 4" esta terça-feira, dia 27 de fevereiro, no Salão Nobre do município.
As intervenções serão realizadas em 14 freguesias do concelho. O lote um integra a freguesia de Avessadas e Rosém (Rua do Alto, Rua da Poça Nova e Travessa do Bolhão); freguesia de Bem Viver (Rua Barca da Seara, Rua das Mulas e Rua da Presa); freguesia do Marco (Rua do Verdial; Viela da Fonte Santa); freguesia de Sande e São Lourenço do Douro (Caminho do Ladoeiro; Rua de Vimieiro; Rua de Loureiro de Baixo; Travessa de Casal Bom); freguesia de Vila Boa do Bispo (Rua dos Tocos).
O lote número um foi adjudicado à Empresa Pavimentações António Rodrigues da Silva & Filhos Lda, pelo "montante de 212 mil euros". O tempo limite para os trabalhos estarem concluídos é de "seis meses".
O lote número dois é constituído pelas seguintes intervenções: freguesia de Banho e Carvalhosa (Rua do Bustelo; Rua da Senra); freguesia de Constance (Caminho das Eiras; Rua da Pena); freguesia de Sobretâmega (Rua Padre Jaime; Rua Direita); freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles (Caminho de Sampaio; Rua de Sampaio; Rua do Campo do Porto; Caminho da Tapada).
Este lote ficou atribuído à Empresa SEM - Sociedade de Empreitadas do Marco Lda, pelo montante de 186 mil euros. Os trabalhos têm também um prazo de seis meses.
O lote número três inclui: freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos (Rua do Fundo do Lugar; Rua do Castilho; Beco do Castilho); freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo (Rua da Charneca; Travessa dos Couraceiros; Rua das Poças do Monte; Caminho do Covelo; Rua da Costa de Fandinhães; Rua da Pereira; Calçada da Vaza; Caminho do Ribeirinho).
O lote ficou adjudicado à Empresa Revicalçadas - Unipessoal Lda, pelo montante de 185 mil euros. Os trabalhos têm um prazo de seis meses.
O lote quarto tem contempladas as seguintes freguesias: freguesia de Soalhães (Caminho do Nobel; Rua da Pelica; Calçada de Fonte Cerdeira); freguesia de Tabuado (Travessa da Pousada de Cima); freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada (Rua de São Martinho; Rua do Arco).
O lote ficou a cargo da Empresa VLSM - Construções e Obras Públicas Lda, pelo montante de 165 mil euros. O tempo de conclusão é, novamente, de seis meses.
A presidente do município, Cristina Vieira, destacou que a intervenção decorre em "40 ruas, caminhos ou travessas" e que corresponde "a um investimento total de 747 mil euros".
Os mais de quatro milhões investidos em obras de proximidade, durante o primeiro mandato, e os cerca de dois milhões investidos até à data é, para a autarca, a prova do "espírito colaborativo que queremos recuperar o tempo perdido, guiados por uma visão clara e determinados a moldar um futuro cada vez melhor para os marcoenses e para as próximas gerações. É com esta intenção de servir a causa pública que queremos fazer do concelho um local onde todos gostem de viver e visitar".
Cristina Vieira explicou, ainda, que as obras de proximidade têm este desígnio porque "são os senhores presidentes de junta de freguesia que identificam as necessidades como estão mais próximos da comunidade. Estamos a falar de famílias que tinhas caminhos em terra batida, com calçada muito antiga, e que vão ganhar melhores condições de vida", acrescentando que: "estamos em condições de lançar, muito em breve, a primeira das quatro empreitadas, e essa também no valor de 600 mil euros, que vai dar resposta a mais ruas".
Recorde-se que estas obras inserem-se no Plano de Obras de Proximidade de 2023. O valor total destas intervenções atinge os dois milhões e 172 mil euros.






