logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Município do Marco investe mais de um milhão de euros no Estádio Municipal de Alpendorada

Redação

Foi inaugurada na tarde deste domingo, dia 15 de outubro, a remodelação da Fachada da Bancada Sul do Estádio Municipal de Alpendorada, obra na qual a Câmara Municipal do Marco de Canaveses investiu 614 mil euros.

A obra, apelidada por Américo Costa, presidente direção do Futebol Clube de Alpendorada, "a menina dos olhos da freguesia, do clube e de todo o concelho", é hoje uma realidade que "orgulha" todos os que esperavam por ela. Para o "alpendorense de gema", a nova fachada "é um luxo e um projeto concluído com muita qualidade, todos reconhecemos isso. Tenho de agradecer à presidente da câmara por ter a coragem de levar esta obra a bom porto". No entanto, Américo Costa reconhece que "há sempre mais a fazer", e destacou o sintético onde "as famílias, adeptos em geral gostam de ver os treinos e os jogos", deixando um pedido ao município: "que cobrisse, em alguns metros, a bancada, para criar as condições mínimas para que as famílias possam assistir aos jogos".

A remodelação da Fachada da Bancada Sul do Estádio Municipal de Alpendorada é uma realidade esperada há largos anos, mas que hoje exige à direção do clube "um aumento das responsabilidades, ao tomarem conta de umas instalações com esta dignidade. Está a ser-vos entregue um património que é de todos, mas gerido apenas por alguns", destacou Domingos Neves, presidente Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, que terminou o discurso parabenizando a direção "pelo número de jovens que aqui praticam desporto. A partir de hoje espero que pratiquem mais, porque têm melhores condições para o fazer". Domingos Neves deixou uma "saudação especial" ao município pela conclusão de uma obra que "esteve cerca de 20 anos parada. Ainda bem que alguém teve a coragem de pegar na obra".

Apontando para um dos "principais pólos do desenvolvimento desportivo do concelho do Marco de Canaveses" e para um clube com mais de 60 anos de história, Cristina Vieira enalteceu um "investimento importante" nas instalações de um clube que "tem sido uma das associações que melhor tem representado o concelho, alcançando resultados desportivos de relevo, tanto com a sua equipa sénior como com os seus vários escalões de formação". Por isso, a obra veio "oferecer a dignidade que o FC Alpendorada e esta vila merecem, uma vez que esta se trata da principal 'porta de entrada' do Estádio Municipal, para milhares de atletas e adeptos todos os anos", sublinhou.

Com todas estas melhorias, a autarca não tem dúvidas de que o Estádio Municipal de Alpendorada "dispõe agora de melhores condições para os seus atletas, equipas técnicas, diretores, adeptos e familiares dos jogadores. Esta bancada, cuja requalificação inauguramos hoje, dispõe agora de gabinetes, sala de reuniões, sala de troféus, arquivo, áreas destinadas a comércio e serviços, loja do clube, auditório e ainda uma zona de lazer. Sem esquecer ainda a fachada ventilada em chapa, no exterior, com motivos alusivos ao granito, que é de tão grande importância para esta freguesia e para este território do concelho", acrescentou.

A cerimónia, "importante" para o clube e para o concelho, contou com a presença do secretário de estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia que, começando por expressar uma "enorme admiração pelo FC Alpendorada", sublinhou que "não há desporto sem o apoio das autarquias" e que a Câmara Municipal do Marco de Canaveses tem sido "um parceiro do desporto, tem investido milhões em infraestruturas desportivas, quer na requalificação quer na construção de novas instalações. Mas também sei que investe no apoio à formação de crianças e jovens e no alargamento e diversificação da oferta desportiva". João Paulo Correia endereçou "uma palavra justa de reconhecimento por todo o apoio dado ao desporto em Marco de Canaveses", esperando que haja, no futuro, a "melhoria das condições dos pais e famílias dos jovens atletas que presenciam treinos e jogos", pedida pelo presidente da direção do FC Alpendorada.

Município revela próximos investimentos

Para além deste investimento, a autarquia assegura um próximo no valor de 677 mil euros, na requalificação de toda a estrutura interior da outra bancada central e da bancada do topo do estádio. "Estão a ser requalificados um total de oito balneários, arrecadações, salas para treinadores, posto médico e bar, em mais uma intervenção essencial, uma vez que essas instalações foram interditas por questões de segurança, devido a problemas estruturais que as divisões interiores da bancada estavam a apresentar, e que colocavam em risco a segurança e a integridade de todos os que as utilizavam", disse Cristina Vieira. A autarca revelou, também, que para além destas intervenções, vai ser iniciada, "em breve, a substituição do sistema de iluminação deste estádio, com mais um investimento de cerca de 85 mil euros, que vai melhorar as condições dos treinos e jogos disputados neste recinto". Todas estas obras realizadas no Estádio Municipal de Alpendorada representam um investimento total de 1 milhão e 376 mil euros.

A cerimónia de inauguração da remodelação da Fachada da Bancada Sul do Estádio Municipal de Alpendorada contou, ainda, com a presença do presidente da Associação de Futebol do Porto, José Neves.